Por trás do sucesso de uma empresa existem diversos fatores. No entanto, é indescartável a existência de uma boa equipe. Porém, para formulá-la, é preciso também contar com um líder preparado. Contudo, o perfil de um gestor envolve e exige inúmeras responsabilidades e competências. Nesse sentido, seja para quem está em uma posição de jovem aprendiz, estagiário ou efetivo em busca desse futuro, ou os indivíduos já inseridos na posição, existem elementos para ficarem atentos. Então veja, nesta matéria, como aprimorar a capacidade de liderança.
Existe um perfil ideal para ser líder?
Cada um tem seus princípios e valores, por isso, o conceito de uma boa coordenação tende a variar. No intuito de saber quais são eles, o próprio Nube - Núcleo Brasileiro de Estágios fez um levantamento sobre o assunto. Com 24 mil entrevistados, as respostas definiram os principais pontos de um chefe inspirador. Para a maioria, 77,71% é alguém com capacidade de ensinar e motivar. Em menores proporções, aparecem ser acessível e paciente (6,47%); preocupado com a carreira da equipe (6,39%); exigente, mas com propósito (5,25%) e, por fim, alguém com muito conhecimento (4,18%).
Esse papel tem muitas responsabilidades, mesmo assim, as organizações tem falhado em escolher o seu representante
O indivíduo nesse ofício não cuida apenas de atribuições relacionadas à sua área de atuação, mas das estratégias e da coordenação dos demais colaboradores. Ele tem o poder de influenciar na motivação dos outros, produtividade, em questões financeiras, a ascensão ou o declínio de uma companhia. Por isso, esse desafio deve ser proposto e aceito com cautela. De acordo com um estudo realizado pela Gallup, as organizações falham ao escolher seus líderes em 82% do tempo. Onde a cada dez profissionais selecionados, apenas um possui talento para tal atividade.
Porém, ao contrário dos estigmas de como o cargo é difícil, em outra pesquisa do agente de integração, o nível de complexidade desse desafio varia a partir das atitudes de quem comanda. Com a questão: “você acha que é fácil ser gestor?”, uma mostra de 22 mil respondentes deixaram a sua consideração. A maioria (84,86%) disse depender apenas de como a pessoa agirá com a equipe e, somente, 7,67% da apuração considera árduo, pois haverá muita cobrança, pouca harmonia e a fama de ser chato. Por fim, o restante 4,42% vê o ofício como algo simples de ser executado.
Então, quais ações aprimoram a capacidade de liderar?
A fim de orientar os profissionais incluídos nessa função, ou até quem está se desenvolvendo para isso, Tatiana Romero, diretora de recursos humanos da Ticket, deixa oito orientações indispensáveis para adquirir a habilidade de gerir pessoas. Descubra:
- Seja exemplo
A liderança é observada por todos, por isso é necessário ser exemplo em atitudes, postura e forma de agir. Ao ter uma conduta correta e ética, a imagem transmitida para o time será ideal para criar um relacionamento de confiança e respeito. Além disso, o time se sentirá muito mais motivado ao ver a liderança trabalhando duro e vestindo a camisa daquela área.
- Ofereça feedbacks constantes
Para manter o quadro em sintonia e se desenvolvendo continuamente, é preciso orientá-lo e aplicar feedbacks periódicos. A gestão de pessoas oferece uma visão ampla e completa da turma. Isso auxilia a liderança a avaliar determinadas situações com outros olhos. Assim, indicar suas fortalezas, quais itens aperfeiçoar e como isso deve ser feito. Por outro lado, essa troca também deve ser realizada para comunicar os progressos, crescimentos e bons resultados.
- Conheça a equipe
Para criar um ambiente agradável e uma boa relação com todos, é muito importante conhecer individualmente cada integrante da equipe. Uma liderança inspiradora não apenas busca metas, mas está empenhada em ajudar com o alcance dos objetivos.
- Valorize os profissionais
Identifique e aproveite os diferentes perfis do time para trabalhar em prol da evolução individual e coletiva. Assim, é essencial valorizar o destaque de cada um, enquanto observa e cria estratégias para unir essas características em prol da companhia.
5. Ouça mais
Escute as ideias, reclamações, temores e anseios de forma imparcial e ativa. Essa atitude torna a gestão eficiente por usar a troca de ideias e opiniões, como base para firmar uma decisão.
- Proporcione um senso de lealdade
Não tenha medo de formar sua sucessão. Ou seja, ficar intimidado pelo ampliamento da sua equipe, pois há espaço para todos. Ao construir relações leais, todos trabalharão pelos mesmos propósitos, o ambiente ficará mais leve, colaborativo e confiável.
- Desenvolva uma boa comunicação
Também é preciso contar com uma comunicação assertiva. Ela alinha as expectativas e aponta os pontos de melhoria, além de valorizar os feitos. Essa postura reforça a ligação de confiabilidade o qual proporciona diversos benefícios.
- Admita os erros
Todo mundo erra e a liderança não está imune a isso. Mesmo com ótimas melhores intenções e experiência de vida, reconhecer suas falhas e buscar corrigi-las tornará a conduta inspiradora e forte. A maneira como a gestão trata seus equívocos diz muito sobre a forma como lidará com as falhas dos demais.
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