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Notícia | 25/04/2023

Pedro Fagundes

Você se compromete em tornar o seu local de trabalho o mais convidativo possível? Avaliar a qualidade desse ambiente é fundamental para manter as equipes engajadas. No entanto, essa não parece ser uma preocupação bem difundida país afora. Segundo a LCA Consultores, o Brasil registrou 6,5 milhões de pedidos de demissão entre julho de 2021 e julho de 2022 – revelando uma preocupante deficiência empresarial. A insatisfação e a falta de conexão com a companhia estão entre os principais motivos desses desligamentos. Isso gera obstáculos e desmotiva processos organizacionais. Para combater essa tendência negativa e alcançar o sucesso, é crucial apoiar-se no bem-estar. Quer saber como atingir esse objetivo? Acompanhe a matéria a seguir e confira!.

 

Como é um ambiente humanizado?

A pandemia de Covid-19 trouxe consigo uma mudança significativa na visão de mundo das pessoas. Dentre seus sintomas, está a percepção de como não se poder mais seguir uma vida de mera execução de tarefas – onde os resultados dificilmente serão reconhecidos. Por essa razão, há uma tendência crescente de buscar oportunidades mais humanas e gratificantes. Atualmente, quem deixa de creditar e promover o sucesso de seus colaboradores, está com os dias contados. Os trabalhadores, cada vez mais, não aceitam esse comportamento Assim, procuram mudar de ofício com maior frequência. “O motor de uma organização são as pessoas. Logo, desenvolver um modelo de gestão humanizado é tão importante”, pontua o head de gente e gestão da Goomer, João Arcalá.

Essas políticas têm ganhado espaço no mundo empresarial. Assim, vão além da simples demanda por tarefas e buscam abraçar os times. Seu objetivo é despertar uma cultura de reconhecimento das pequenas vitórias da equipe – com entusiasmo, construção de projetos e realização pessoal. A chave para o êxito é progredir em conjunto com os colegas de ofício e contar com líderes capazes de conduzir e sustentar as vitórias dos subordinados. Essa abordagem permite a valorização e motivação dos funcionários, Desse modo, cria-se um ecossistema favorável à evolução. “Isso ajuda nas relações humanas, tanto pelo reconhecimento, quanto pelo redirecionamento de comportamento”, explica a autora Susane Andrade. 

Valorizar a particularidade e respeitar a diversidade é essencial. Ao olharmos para dentro, é possível compreender melhor o outro. O bom líder é aquele capaz de entender a duplicidade de seu papel: além de comandar, ele deve servir aos subordinados. Assim, fornece asas para sua prosperidade. Gerenciar não é obter resultados por meio das pessoas, porém um ato de honra. Um gestor humano identifica como cada membro do grupo pode evoluir pessoalmente. Cuidar dos empregados e respaldá-los a serem sua versão mais potente é o fator responsável por direcionar a capacidade de um estabelecimento crescer rapidamente e entregar soluções relevantes para o seu mercado de atuação”, complementa Arcalá.

 

Influência da felicidade na rotina

No contexto institucional, alcançar a alegria pressupõe equilibrar emoções, virtudes e talentos, a fim de realizar conquistas. A psicologia positiva destaca como a felicidade abrange todos esses sentimentos. Trata-se de uma construção diária, alimentada por relações, realizações e escolhas em várias dimensões da vida. O prazer é uma jornada, passo a passo, não um destino final. De acordo com a autora, alcançar a felicidade na labuta exige dedicação e esforço, mas é possível. Uma maneira de impulsionar sua conquista é por meio de atividades com a equipe, como happy hours. “Porém, cuidado. O empregador deve se atentar a essa atividade. Nem todos sabem separar momentos de descontração e labor”, reitera Susane.

A satisfação na vida está estreitamente relacionada com o sentido pessoal de cada um. A etimologia grega explica como entusiasmo é o "Deus interior". Sua energia, então, é um produto do coração, responsável por impulsionar as pessoas a seguirem em frente. Quem está alegre tende a ter uma perspectiva positiva da vida, a falar bem e a fazer mais por si e pelos outros. Todavia, não é saudável usar a gratidão como um caminho único e sem percalços. Alguns momentos simplesmente não são preenchidos por essa sensação. O verdadeiro contentamento vem da habilidade de encarar lutas e glórias internas. Como atesta Carlos Drummond de Andrade, em sua obra, "viver é doer".

Aprender a conviver com a dor e valorizar as coisas boas é fundamental para alcançar o sucesso. A gratidão oferece benefícios práticos, como a maior probabilidade de reduzir a pressão arterial, regular a frequência cardíaca, melhorar a qualidade de vida e aumentar o engajamento. Além disso, estudos provam como o cérebro não é capaz de sentir animação e infelicidade simultaneamente. Esses dados foram levantados pela pesquisadora Sonja Lyubomirsky, da Universidade da Califórnia. O agradecimento estimula a produção de neurotransmissores da felicidade, como a dopamina e a ocitocina. Assim, aumenta-se o sentimento de bem-estar e reduz-se o estresse e a ansiedade. 

 

Como garantir o sucesso de sua equipe

O conforto é alcançado quando as expectativas e as atividades estão alinhadas. Para obter a plenitude, é necessário sintonizar o intelecto com as emoções. Desse modo, os pensamentos convergem em direção às sensações de realização. A fim de tornar essa alquimia realidade, é preciso contar com a presença do gestor. “As lideranças dos empreendimentos devem estar preparadas para identificar os desafios emocionais carregados por seus parceiros. A partir disso, é preciso construir sistemas de comando capazes de dar luz a esse elemento”, reforça Arcalá.  Frente a esse papel de relevância, veja abaixo cinco palavras chave para promover a felicidade nas companhias. 

Inspiração: leve as pessoas a visualizarem um futuro positivo. Muitas vezes a noção de perspectiva é muito nebulosa para quem tem a cabeça presa no agora. Portanto, incentive esse abrir dos olhos.

Cuidado: proporcione uma sensação de cuidado e acolhimento. O ambiente ideal respeita os indivíduos da maneira como eles são. A partir dessa postura, será mais fácil atuar com confiança e admiração.

Conscientização: procure despertar a consciência de um desenvolvimento contínuo. Vá além do mero treinamento e dê destaque às experiências capazes de desenvolver habilidades intelectuais, morais e suas virtudes.

Reconhecimento: fortaleça uma cultura de agradecimento e reconhecimento dos funcionários por suas contribuições. Ao valorizar as pequenas vitórias da rotina, impulsiona-se o empregado para um nível mais alto de engajamento.

Avaliação: compartilhe os pontos fortes de todos. Una as pessoas por meio de suas fortalezas e somente dê destaque às vulnerabilidades quando interferirem no desempenho dos talentos da equipe. 

 

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