Uma coisa é certa: independentemente do espaço corporativo, se estamos falando de estagiários, aprendizes ou efetivos, a comunicação é essencial para uma boa interação e resolução de demandas. Agora, estamos saindo da era do Marketing 4.0, caracterizado por um diálogo marcado pelo uso de robôs, para uma nova realidade, o 5.0, no qual será mais valorizado a humanização de conteúdos. Sendo assim, descubra como utilizar as redes sociais a favor do seu mercado!
Aprenda a ter uma comunicação efetiva e deslanche em todos os aspectos da vida!
Segundo Déborah Ribeiro, jornalista e CEO (Chief Executive Officer) da Letra Comunicação, é preciso estar atento. “Muitas pessoas e empreendedores pensam o quanto as redes sociais são o novo caminho para gerar vendas, mas se enganam. O papel delas é criar relacionamento com o seu público”, afirma.
Isso porque quando precisamos de algo, o primeiro passo é digitar no Google sobre o serviço ou produto. “Esse cliente já está com um nível maior de consciência para comprar, muitas vezes já pesquisou bastante e domina as informações para se sentir seguro a finalizar o trâmite”, comenta Déborah.
Após a pandemia, aumentou a tendência de iniciar o processo no presencial, para experimentar e sentir fisicamente a mercadoria, e terminar a jornada na dimensão on-line, para conseguir melhores condições e ter a sensação de segurança. “Por isso, é tão importante investir no desenvolvimento de um bom site, seja um e-commerce, uma página institucional para apresentar o seu negócio de forma mais completa ou ainda uma Land Page para captação de leads”, explica a CEO da Letra Comunicação.
Todavia, é imprescindível para qualquer empreendedor criar uma conta gratuita no “Google Meu Negócio” ou “Google Business”. Assim, será possível inserir as informações básicas da sua empresa, como fotos, endereço, telefone, entre outras. Além disso, é um lugar para o internauta fazer comentários e avaliações, melhorando a sua posição no Google.
Para a executiva, uma boa tática é utilizar desse espaço para ir além. “Uma dica é usar todas as opiniões positivas como posts nas redes sociais ou no próprio site. Isso ajuda a gerar mais autoridade, credibilidade e segurança para o seu cliente chegar a comprar”, pontua. Por isso, todos os canais devem estar alinhados e pregar uma mesma mensagem.
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Invista nas redes sociais para melhorar o contato com quem procura seu negócio
Por outro lado, as redes sociais são usadas para pesquisa por quem ainda está no início do “Funil de Vendas” e em um estágio de consciência inicial sobre a solução para as suas dores. Dessa forma, é fundamental gerar um conteúdo estratégico e relevante para educar a sua audiência e despertar a necessidade de adquirir as suas mercadorias ou até mesmo lembrar da sua marca para indicar para a própria rede de relacionamento.
De acordo com um levantamento da NewVoice, após uma experiência positiva, 69% dos compradores recomendam a organização para seus amigos. Da mesma forma, se for negativa, 58% ressaltam nunca mais fazer negócios. Isso porque dados da Salesforce destacam: 64% querem adquirir produtos de empreendimentos com possibilidade de satisfazer suas necessidades em tempo real.
Por isso, é essencial implementar canais de comunicação voltados para as melhores vivências de quem procura sua entidade. “O ideal é criar um planejamento de conteúdo mensal pensando em 80% de posts com foco em conteúdo educativo e dicas para agregar valor à vida do seu seguidor. Apenas 20% voltado para vendas, pois quanto menos você buscar fazer isso, mais vai angariar receita”, alerta a especialista.
Afinal, para finalizar essa etapa, o consumidor passa por uma longa jornada antes. “O primeiro passo é criar boas narrativas com os seus assuntos. Isso gera relacionamento com os seus seguidores, eles irão curtir, comentar e enviar mensagens desejando mais informações sobre o tema. Também apareça em vídeos nos Stories e Feed, eles trazem maior conexão e alcance”, indica.
Fique por dentro: use as redes sociais a seu favor!
Crie autoridade nas suas redes sociais com publicações estratégicas e inteligentes
Inclusive, focar em imagens bonitas e legendas chamativas é fundamental, de acordo com Camila Silveira, expert em vendas pelas redes sociais. "Saber despertar a necessidade dos usuários simplesmente ao olhar a publicação passando pela linha do tempo pode fazer total diferença na decisão e urgência de compra. Porém, 92% das contas não sabem como causar este impacto", afirma.
Para ajudar a deslanchar essa habilidade, Camila explica: “você precisa identificar qual emoção quer despertar com sua foto. Então, procure abaixo nas palavras listadas qual emoção mais combina com sua imagem: comprovação, autoridade, facilidade, desejo, estatísticas, descoberta, prova social, escassez, medo, aceitação, gratuito, dificuldade ou dúvida", explica. A partir disso, construa uma frase tocando nesse ponto.
Outra questão crucial: seu público precisa se sentir ouvido. “É importante também a marca dar espaço para eles falarem. Estamos falando de uma comunicação de mão-dupla e não um monólogo. Abra caixas de perguntas e responda as dúvidas, crie legendas deixando espaço para a sua audiência comentar e responder os seus questionamentos”, ressalta a jornalista. Isso, com certeza, aumentará o engajamento no seu perfil.
Para Déborah, o terceiro passo é construir uma boa autoridade com a sua presença on-line. “Para isso, vá além do digital, busque uma assessoria de imprensa para te ajudar a aparecer na TV, na rádio, fazer publicações em jornais, revistas, portais e ações de parceria com influenciadores”. Isso porque gerar conteúdo nas mídias de massa é fundamental para alcançar ainda mais visibilidade, pois trará seguidores orgânicos. O segredo é estar sempre aparecendo, para ninguém esquecer de você ou da sua marca.
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