Habilidade e competências relacionadas ao comportamento humano são cada vez mais valorizadas em ambientes corporativos. Nesse sentido, as famosas soft skills ganham um destaque considerável em processos seletivos e entrevistas de emprego. O termo diz respeito à maneira como um profissional lida com o outro, seja na sua interação em grupo, trabalho sobre pressão, liderança e o próprio controle psicológico. Assim, o entendimento emocional chamam a atenção de forma abrangente. Saiba mais sobre o assunto agora!
Qual a definição e relevância das soft skills?
Atualmente, vivemos em um tempo onde determinadas maestrias são essenciais do ponto de vista de recrutadores e empresas. Os comportamentos envolvendo emoções são analisados de forma perspicaz pois referem-se à maneira de conduzir as diferentes situações do dia a dia. Assim sendo, deter essas técnicas têm a ver com conseguir administrar as próprias emoções com foco claro nos objetivos. Ou seja, não se deixando levar por frustrações, decepções e ilusões.
Para aprimorar essa prática, algumas ferramentas podem ser utilizadas e um plano de desenvolvimento pessoal é uma delas. A partir dele firma-se um acordo entre o gestor e o colaborador para esse crescimento. Meios utilizados e metas a serem alcançadas são definidos antecipadamente e o profissional busca cumprir suas tarefas enquanto é avaliado pelo seu supervisor. Palestras e workshops também são uma boa escolha. Trazer especialistas bem sucedidos para contarem suas experiências com intuito de despertar os funcionários para essa relevância é visto como um aprendizado mútuo. Ademais, o e-learning permite aos envolvidos administrarem seu tempo de ensino a distância e acesso aos melhores conteúdos de grandes companhias, sem precisar se deslocar. Uma opção perfeita para o sistema home office ou híbrido, por exemplo.
Outrossim, Erika Fernandes Dantas, analista de DHO sênior no grupo Petz esteve presente na Feira de Estágios Nube 2022 falando um pouco sobre seus conhecimentos baseados em “o que são e como desenvolver hard e soft skills”. No quadro, ela cita a diferença entre as duas divisões. “Soft skills são competências individuais. Temos também as hard skills, com algo mais técnico”. Em sua fala, ela explica como esse segundo campo é desenvolvido com o tempo e vivência, por meio da trajetória e preparação de carreira, como o conhecimento em um pacote Office da Adobe, por exemplo. No geral, são ferramentas cobradas quando se está iniciando e podem ser aprimoradas com cursos gratuitos encontrados na Internet e Youtube. A busca por certificados comprovando essa formação é fundamental e o Nube (Núcleo Brasileiro de Estágios) detém de uma área em sua página dedicada completamente a isso, além das matérias com indicações, postadas todos os finais de semana no blog.
"Conforme você vai crescendo no mercado de trabalho, desenvolve-se de acordo com o cargo e ocupação escolhida para seguir. Quando falamos de soft skills já é um pouco diferente. Estamos lidando com um comportamento interpessoal”, afirma Erika. Ela também explica como atuar em equipe e saber lidar com um grupo maior, ouvir e falar nessa circunstância é fundamental. Conseguindo, assim, interagir, respeitar e realizar tarefas em conjunto. O posicionamento da especialista está gravado e disponível de forma on-line e gratuita no Youtube, com mais de 2.600 visualizações.
A ligação com a produtividade
O relatório anual do Fórum Econômico Mundial “The Future of Jobs Report”, expõe informações relevantes sobre o futuro do âmbito empregatício em todo o globo. Em 2020, apresentaram capacitações interpessoais importantes para o futuro, entre elas se encontram: resolução de problemas complexos; pensamento crítico; criatividade; gestão de pessoas; liderança e influência social; pensamento analítico e inovação; resiliência, tolerância e flexibilidade; inteligência emocional; persuasão e negociação; gestão do tempo; e ética no trabalho.
Quando alguém está em busca de maior rendimento nas atividades, inteligência emocional (IE) auxilia a ser mais assertivo nas ações e metas. Conforme a empresa internacional de coaching voltada para esse ramo, Talent Smart, 90% das pessoas com desempenho elevado no trabalho possuem IE avançada, enquanto 80% dos com baixa produção, não apresentam esse nível desenvolvido. “Se você conta com essa eficiência, terá um comportamento no serviço de uma forma na qual os conflitos do dia a dia não impedirão de prosseguir ou de tomar decisões. Já o contrário também é verdadeiro”, comenta Isabela Brisola, advogada previdenciária, fundadora do escritório Brisola Advocacia.
Essa habilidade tem como principal benefício construir um ambiente saudável de ofício, tornando as pessoas mais empáticas com as outras, aprimorando os relacionamentos e contribuindo para a evolução da marca. Ser conduzido somente pelos sentimentos, entrega, provavelmente, uma diminuição na produtividade, aumentando a distância do alvo. Em relação à equipe, também há algumas lições fundamentais do ramo. “Na minha área, a do direito, esse é um diferencial de sucesso. A pressão trazida pela advocacia é um gatilho muito forte para uma pessoa perder facilmente o controle”, expõe a executiva. A orientação, então, é chegar a essa meta ativando um autoconhecimento desenvolvido, para, no dia a dia, gerenciar os mais variados momentos e, a partir disso, aprimorar a sua carreira.
Muitos indivíduos almejam abrir a sua fonte de renda, mas, em razão dos empasses vividos no caminho, acabam por desistir no meio da jornada. Contudo, uma maneira de tudo dar certo, é pensar a longo prazo de forma equilibrada, algo conseguido por meio do entendimento psicológico. Para o empreendedor com o sonho de começar o seu próprio negócio, é importante saber como muitos desafios serão ultrapassados com essa questão. Somente dessa maneira se torna mais fácil transformar planos em realidade. É essencial, portanto, controlar preocupações exageradas e estimular o hábito da organização e do planejamento estratégico. Dessa forma, apresenta-se ferramentas na obtenção da excelência nessa execução.
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