Uma coisa é certa: começar um negócio é um desafio, independentemente da escolha de segmento ou local para iniciar nessa jornada. Assim, é preciso ter um bom planejamento do início ao fim, de modo a propiciar sucesso nesse aspecto para os estagiários, aprendizes e efetivos com interesse nessa área. Contudo, os municípios interioranas do Brasil concentram um potencial de consumo de quase 3,1 trilhões de reais, cerca de 55% do total do país, segundo o estudo IPC Maps 2022. Sendo assim, descubra as principais tendências para esse nicho e se prepare para o mercado.
As cidades do interior despontam em potencial de consumo e propicia sucesso para novos negócios
Consoante Alécio Cavalcante, cofundador da Ubiz Car, aplicativo de mobilidade urbana, "empreender fora das grandes cidades é benéfico não só para o crescimento da nação como um todo, mas também pelo leque de oportunidades. As cidades interioranas muitas vezes são mais carentes em relação a serviços de qualidade com segurança", afirma. Nesse sentido, o executivo lista algumas vantagens para se considerar na hora de investir. Confira:
1) Custos fixos mais baixos:
Os gastos de aluguel e de outras despesas, como água e luz, tendem a ser mais caros nas metrópoles, devido à alta demanda. Logo, manter uma empresa dessa forma envolve menos custos ao fim do mês. “A faixa de salários pagos aos funcionários também segue a regra e fica abaixo quando comparado com as capitais, levando em consideração a qualidade de vida”, explica Cavalcante.
2) Carência de serviços de qualidade com segurança:
Dependendo do perfil da corporação, pode não haver sequer um concorrente. Enquanto centros urbanos maiores oferecem uma ampla concorrência, cidades interioranas dão aos empresários a chance de se destacarem e se tornarem referência na região, oferecendo serviços mais assertivos e de excelência.
3) Proximidade maior com os clientes:
Outro proveito, o qual muitas vezes passa despercebido, é a proximidade com os seus clientes, pois é mais comum conhecer os vizinhos e criar laços. Aos poucos, cria-se confiança e a fidelização ocorre de forma natural.
4) Menos rotatividade:
Assim como é mais fácil estreitar conexões, também é mais fácil reter colaboradores, inclusive porque há menor concorrência nas contratações. “Logo, se o empreendedor e seus funcionários mantêm um bom relacionamento, dificilmente eles irão querer sair da organização”, pontua o cofundador da Ubiz Car.
5) Qualidade de vida:
Por último, um dos ganhos imensuráveis em longo prazo é a qualidade de vida alcançada por quem aposta nessas localidades. “Com pouco ou nenhum trânsito, menos poluição e índices inferiores de criminalidade, a vida no interior consegue proporcionar uma calma e segurança impossível de ter nas metropoles”, finaliza o especialista.
Quero empreender, porém como fazer isso? Comece pelo plano de negócios!
Ao ingressar nessa jornada, é muito comum se deparar com qualidades necessárias para todo executivo de excelência. Entre elas, é possível destacar esforço, dedicação e comprometimento como os principais atributos, considerados vitais para um bom desempenho. Entretanto, se essas competências não forem atribuídas a um planejamento objetivo, o funcionamento de toda a operação pode ser colocado em risco.
“Planejar uma companhia e torná-la duradoura é um dos maiores desafios enfrentados no mundo empresarial. Por isso, a construção de um plano de negócios é fundamental, pois é melhor cometer erros no papel em relação a fazer o mesmo no mercado”, evidencia Igor Amieiro, fundador da agência Aquarium (AQR1). Esse documento descreve todas as informações sobre a corporação, como o ambiente interno e externo.
Em suma, essa tática é uma ferramenta poderosa para permitir conhecer as forças e fraquezas da marca, bem como as oportunidades e ameaças no cenário o qual está inserida. “Ele viabiliza o fato de você abrir, manter ou ampliar a sua empresa, funcionando como uma base para facilitar e direcionar seus objetivos. Graças a ele, é possível prever potenciais riscos e minimizar os erros e as incertezas como um todo”, explica o criador da AQR1.
Assim, para elaborar uma estratégia eficiente e condizente com a realidade, é imprescindível focar em estudar e documentar todos os dados relevantes para as metodologias internas. Segundo Amieiro, o principal erro cometido é desconsiderar dados valiosos sobre o mercado e o público-alvo. “É preciso analisar seus concorrentes pois, provavelmente, eles já possuem experiências positivas e negativas, podendo facilitar o planejamento no início e também a longo prazo”, aponta.
Esse relatório pode ser criado pelo próprio dono, assim é vital seguir as etapas corretas e acrescentar referências verdadeiras e atualizadas. “Ele pode e deve ser feito pelo empreendedor, para ele deter todo o conhecimento envolvido”, explica. Assim, veja os principais pontos necessários em todo plano de negócios, conforme Amieiro.
1) Análise de mercado:
Segundo o fundador da agência Aquarium, essa etapa vai ajudar a nortear os objetivos da entidade. “É preciso pesquisar sobre seus clientes, fornecedores, parceiros e concorrentes. Quanto mais informações você tiver sobre esses tópicos, mais completo será o plano”, explica. Nesta fase, também é importante o detalhamento dos produtos e/ou serviços ofertados, bem como a persona da marca e a estrutura de comercialização e divulgação.
2) Operacional e financeiro:
Após levantar todas as informações sobre o entorno e essencialmente sobre os consumidores, é hora de pensar na estrutura operacional e financeira. Conforme o expert, o primeiro descreve a estrutura da organização, levando em consideração instalações físicas, localização, equipamentos, capacidade produtiva e todas as tarefas realizadas. “Já o financeiro serve para entender a viabilidade, por meio do detalhamento dos gastos, investimentos e o tão sonhado lucro”, explica. Nesta etapa, é preciso formalizar um fluxo de caixa completo e minucioso, contendo as receitas, despesas fixas e variáveis, capital de giro, pró-labore, margem de contribuição e os investimentos.
3) Posicionamento:
“Para criar uma marca de sucesso e reconhecimento, é preciso investir, também, em uma comunicação forte e assertiva com seus alvos. Afinal, a personalidade da empresa e a relação com os clientes são virtudes únicas, não podem ser copiadas ou padronizadas. Aqui, é preciso ir a fundo e definir quais são as metas, diferenciais competitivos, missão e a identidade”, comenta Amieiro.
Por fim, para ficar por dentro das tendências corporativas e nunca perder uma novidade, o Nube é seu aliado! Conte conosco para empreender com sucesso!