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Como liderar com empatia pode alavancar o seu negócio? 

Notícia | 13/09/2022

Pedro Fagundes

Como você considera o seu contato com funcionários? Segundo uma pesquisa realizada pelo Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube), a qual contou com 25.536 estudantes, 26,79% julgam como ruim a ausência das suas figuras de liderança. Essa opinião reflete uma carência pela absorção de ensinamentos, um pilar entre os estagiários e jovens aprendizes. Outros 27,66% admitem ser muito difícil lidar com um chefe o qual não se mostra acessível, pois trava inúmeros processos. Por fim, 1,31% dizem odiar esse fato e afirmam se sentirem desrespeitados. Ou seja, o mundo corporativo não comporta mais quem desafrouxa laços com os subalternos e os ignora. Quer descobrir como percorrer o caminho contrário e ganhar os votos da sua equipe? Acompanhe a matéria a seguir e confira!

 

Todos podem desempenhar um cargo de liderança?

 

Exercer um papel de comando pode ser considerado um dom? Para a executiva institucional do Nelson Wilians Group, Charlene Lacerda, a resposta é negativa. “Essa palavra vem do latim donu, com o significado de dádiva ou presente. É a capacidade de algumas pessoas em desempenhar determinadas tarefas de forma fácil e natural, com maior tranquilidade em relação aos outros. Porém, na minha concepção, dirigir é se desenvolver como profissional. Vai além da simples aptidão, trata-se de uma busca diária pelo autoconhecimento sobre você e quem está ao seu lado”, destaca.

 

Conforme dito pela empresária, fala-se de um aprendizado ininterrupto. Ele é, acima de tudo, um empenho de juntar suas forças às fraquezas e direcioná-las, da melhor forma possível, para o coletivo, em busca de um único objetivo. Portanto, devido sua característica processual, desrespeita o ideal de gênio ou propensão. “A regra é simples, quanto mais fazemos, conseguimos caminhar em direção ao progresso e nos tornarmos fortes”, insiste Charlene. Orientar é, na verdade, uma retribuição de quem, algum dia, já foi norteado. Logo, não há quem nasça pronto para conduzir um time inteiro. Antes disso, é preciso viver o suficiente a fim de ser presenteado com conhecimento, para só depois, com experiência, estar pronto para devolver a benesse.

 

Recomendações para liderar de maneira mais assertiva

 

Quem guia, deve ter como mantra de sua ocupação a busca constante pela sabedoria. Junto a ela, o talento — desenvolvido e não adquirido — para demonstrar a quem o segue como o trabalho pode levar à realização pessoal e profissional. Esse ato vai além de um simples cargo elevado ou posição de prestígio. Trata-se de auxiliar quem confia em você a alcançar as metas propostas. Além disso, ponha-se à frente para compartilhar vivências e passar seu know-how. Dessa maneira, você poderá contribuir com a educação corporativa e o desenvolvimento da sua equipe. Uma conduta exemplar sempre gerará bons frutos, como o bem-estar e a produtividade.

 

Para a executiva, a chave para ser um bom encarregado é ter empatia. A simples demonstração desse gesto é capaz de impulsionar a equipe. A atitude segue o princípio pautado na frase “não é liderar, porém se relacionar”. Com o pensamento alinhado dessa maneira, pode-se tornar o dia a dia empregatício mais harmonioso e colaborativo, melhorando a performance do grupo. Por meio de vínculos bem construídos, os problemas de hierarquia dentro das instituições tendem a cair. Não há o porquê de um funcionário arranjar contratempos em relação à estrutura da companhia se ele possui ótimas ligações com o seu entorno. 

 

Um dos maiores desafios enfrentados por essa posição de destaque é atribuir uma concepção de unicidade às pessoas presentes em um serviço ou tarefa. Fornecedores, clientes, parceiros ou quem seja, todos precisam se enxergar como peças fundamentais para o girar da engrenagem. Essa metodologia não obrigatoriamente se trata da imposição de um ecossistema horizontal, porém, apenas ressalta a importância de se manter uma comunicação límpida e transparente. Quem te ouve deve acreditar no conteúdo falado e fazer o máximo para cooperar com o requisitado. Para tanto, é indispensável desenvolver esse senso de comunhão.

 

Posições de liderança entre mulheres

 

Segundo dados levantados pela Grant Thornton, as mulheres ocupam apenas 38% dos cargos de regência em empresas no Brasil. O número, apesar de estar em crescente, ainda não atingiu o considerado ideal. Na visão de quem soma à estatística, Charlene pontua como um dos fatores primordiais para conquistar o seu lugar foi, justamente, a priorização por delimitar elos com interesse, respeito e simpatia. “A partir disso, fica fácil fechar negócios e atingir sonhos. O segredo está em se colocar no lugar do outro, projetar diferentes perspectivas e, dessa forma procurar entender a necessidade da pessoa”, ressalta.

 

O intuito é expandir o seu exemplo para o mesmo papel de um líder: inspirar próximas gerações. Busque empregar, desde cedo, cada um dos comportamentos apontados. O ambiente organizacional pode ser competitivo, dinâmico e sempre estar em busca de resultados. No entanto, enfrentá-lo com postura, positividade e carinho o fará ser muito menos assustador e, tenha certeza, abrirá inúmeras portas a você. Quem se desprende da cara emburrada e do semblante negativo e passa a abraçar o apreço por quem te escuta já está no caminho certo.

 

O ponto mais crucial sempre será se correlatar com o outro. Com base nisso, será possível lidar com questões ocupacionais de forma mais humanizada. Portanto, preze por quem está abaixo de sua colocação da mesma forma como você olha para quem está por cima. Com boas conexões dentro e fora do expediente, os grandes resultados aparecem automaticamente. Segundo Charlene, “viver é se conectar. Ninguém atua na solidão, por isso, precisamos uns dos outros. Toda troca deve ser mútua,  ou seja, ao levar um pouco de ti, sempre deixarei muito de mim“, finaliza.



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