Uma boa relação entre o gestor e o seu colaborador é fundamental para o desenvolvimento da empresa. A possibilidade de expandir a sua rede de funcionários sem estabelecer um limite geográfico tem sido cada vez mais considerada. Isso acontece devido ao formato remoto, a Internet mantém seu objetivo e tem aprimorado ainda mais a chance de contato com qualquer parte do mundo. No entanto, essa ferramenta deve ser usada de forma estratégica. A sua organização já adota esse modelo? Ser capaz de instruir um estagiário, aprendiz ou CLT a distância não parece fácil, então veja nesta matéria como não perder a conexão com a sua equipe.
Quando as coisas passaram a ser remotas?
Apesar de parecer recente, esse tipo de atividade vem se construindo desde a invenção do telégrafo, essa foi a primeira forma de comunicação a distância. Ele é o responsável pelas mensagens por meio da corrente elétrica, as quais são reconhecidas como Código Morse, usado efetivamente por militares. Isso não demorou a se desenvolver em outros objetos cada vez mais simples para falar com as pessoas.
A tecnologia deu espaço para o telefone até se consolidar na rede atual, cada vez mais rápida para processar diversos programas e atender às necessidades do mundo corporativo, estudantil, lazer e outros. A constante evolução já permite a criação de um universo completamente digital, ou seja, não é preciso sair da sua casa para visitar um museu, conhecer um ponto turístico, fazer compras e até mesmo conhecer novas personalidades. Isso também, é o resultado do fenômeno denominado “globalização”, responsável por promover uma integração mundial.
O home office é regulamentado por lei
Nos dias de hoje, muitos indivíduos se formam profissionalmente recebendo instruções completamente on-line. Logo, a qualificação empresarial não poderia ser diferente. O teletrabalho é regulamentado pela legislação como os outros e tem suas especificações, a lei n° 13.467/2017 é encarregada de atribuir regras para essa situação. Assim, existem pontos de destaque, como a sua definição e deveres:
“Art 75-B: Considera-se teletrabalho a prestação de serviços preponderantemente fora das dependências do empregador, com a utilização de tecnologias de informação e de comunicação, por sua natureza, não se constituam como trabalho externo.
Art 75-C: A prestação de serviços na modalidade de teletrabalho deverá constar expressamente do contrato individual de trabalho, ele especificará as atividades atribuídas para serem realizadas pelo empregado”.
Considerar o home office pode abrir um leque de possibilidades
Essa modalidade, assim como a de um jovem aprendiz, precisa de uma maior atenção em sua rotina. A necessidade de suporte pode assustar um gestor a adotar o home office, isso impacta diretamente na quantidade de oportunidades disponíveis aos interessados. Por isso, é importante cogitar uma adaptação. Assim, aspirantes do Brasil inteiro conseguem acessar grandes organizações mesmo fora dos centros comerciais, sem precisar fazer deslocamentos. Outro benefício de abrir vagas nesse molde é o aumento do banco de dados, ou seja, surgem mais talentos compatíveis com a chance.
Para ser um bom líder é preciso construir um relacionamento
Estabelecer um vínculo com seu grupo pode aumentar a sua credibilidade como líder, afinal, eles precisam sentir confiança em suas estratégias. Dessa forma, existe uma troca com mais facilidade, manter uma postura rígida bloqueia a busca por orientação e conversa. “Por meio de bons relacionamentos é possível aprender a lidar com a hierarquia da corporação, melhorar as relações com os colegas, fornecedores, clientes e parceiros. Também, compreender como as pessoas são peças fundamentais para a engrenagem funcionar”, explica Charlene Lacerda, formada em administração e psicodinâmica em negócios.
Essa noção de dirigente não deve ser deixada de lado quando o colaborador não se encontra pessoalmente. As trocas não precisam perder a qualidade, afinal as inovações tecnológicas contribuem no instante de realizar uma reunião, manter um diálogo informal, ou até mesmo, participar de eventos.
Segundo Charlene, o cargo de representante é um constante autoconhecimento e esforço conjunto. “O aprendizado é contínuo quando juntamos as forças com as fraquezas e o coletivo em busca de um único objetivo. Quanto mais isso acontece, ficamos cada vez mais preparados. Isso estimula buscar sabedoria, dessa forma demonstramos como o trabalho pode levar a satisfação. Ademais, compartilhar experiências, conhecimentos e informações, colabora com a educação corporativa e desenvolvimento do quadro”, instrui.
Para concluir, a executiva e líder, deixa um conselho sobre como é levar essa responsabilidade em sua vida laboral. “Uma boa liderança precisa entender as vulnerabilidades e fortalezas dos indivíduos ao seu redor. Isso traz maior assertividade nas tomadas de decisões. Para mim, viver é se conectar! Ninguém está sozinho, precisamos uns dos outros, sempre me doo e levo um pouco do próximo. Então, meu princípio é: não é liderar, é se relacionar”, insiste Charlene.
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