Iniciar um negócio é considerado relativamente fácil. Entretanto, o desafio é manter e crescer cada dia mais. Com a pandemia, muitas oportunidades apareceram e empresas de diversos setores puderam explorar novas possibilidades. Segundo um levantamento realizado pela Neotrust, o e-commerce brasileiro registrou um faturamento recorde em 2021, totalizando mais de 161 bilhões de reais, com um crescimento de 26,9% em relação ao ano anterior. Para se manter ativo no mercado, é preciso conhecer o cliente. Sendo assim, descubra dicas para fidelizar quem procura a sua companhia.
Saiba como explorar os gaps do mercado de forma assertiva para ter sucesso na sua marca
Com a chegada da Covid-19, muitos empreendimentos precisaram se adaptar às pressas para o remoto. Nesse cenário, diversas ferramentas foram descobertas e passaram a ser incluídas no dia a dia corporativo. Assim, começar uma marca se tornou mais prático por ser tudo virtual. No entanto, com a concorrência se multiplicando, ter sucesso e excelência se tornou um caminho desafiador, o qual exige muitas estratégias.
Para auxiliar empreendedores em busca de serem destaques, Rapha Avellar, fundador da Adventures, separou algumas dicas sobre como explorar os gaps atuais. “É muito comum vermos empresas oferecendo produtos e serviços semelhantes. Então, se sobressai, de fato, a melhor jornada de compra do consumidor”, afirma.
Ademais, é preciso se atentar a todo o processo. “Desde o momento no qual ele realiza a sua pesquisa sobre o produto até quando o item chega a sua casa, cada passo dado será fundamental para fidelizar ou não aquele cliente. Por isso, é necessário investir em ações criativas e, sobretudo, assertivas para criar conexão com a sua comunidade”, comenta Avellar.
Conheça dicas para o seu negócio ser destaque!
1) Coloque o cliente como centro dos negócios:
Segundo uma pesquisa da ZMOT INSTITUTE, abordar assuntos relacionados ao tema comportamento do consumidor pode gerar mais engajamento e resultados entre os meses de março a maio e agosto a novembro. Todavia, essa pauta é vital a todo momento e a companhia precisa prestar atenção em cada detalhe. Afinal, o freguês deve ser o centro de qualquer operação.
Para alcançar êxito, uma marca precisa saber reconhecer o seu público e tratá-lo da melhor forma possível. “Os executivos precisam compreender: os consumidores não aceitam mais serem vistos como estatísticas de vendas, mas sim como o ponto principal para qualquer tomada de decisão”, pontua Avellar. Para isso, investir em análise de dados de modo a entender as preferências de seus alvos, apostar em campanhas táticas e adotar ações para aproximar esse relacionamento são passos imprescindíveis para alavancar a instituição.
2) Estreite o relacionamento com a comunidade:
Os internautas estão gradativamente mais interessados no posicionamento das entidades, como seus valores e cultura. Dessa forma, eles passam a priorizar aquelas com as quais mais se identificam com os propósitos. Para isso, trazer a comunidade para mais perto da construção dos planejamentos é um método essencial para turbinar as vendas, seja por meio das redes sociais, levantamentos, conselhos com representantes da sociedade ou qualquer outro insight.
3) Faça a diferença:
“As pessoas já estão cansadas de empresas realizando sempre as mesmas ações, sem buscar formas de inovar em seus segmentos. Não é preciso ter um produto mega revolucionário e muito menos um preço imbatível, mas sim trabalhar para a marca fazer a diferença”, explica o fundador da Adventures. Essas disparidades podem ser no SAC, no serviço mais acessível e melhor custo-benefício ou na própria experiência de compra.
4) Seja inovador:
Para não ser só mais uma no mercado, é preciso se posicionar como uma organização confiante, com previsões das predisposições do futuro e atitudes para mudar a área. “Para isso, investir em pesquisas, entender as tendências do setor e mostrar uma nova mercadoria antes mesmo do usuário saber o quanto precisa daquilo, é imprescindível para se manter a frente”, expõe Avellar.
Você sabe a importância de fidelizar um cliente?
Conforme Philip Kotler, referência em marketing no mundo, conquistar um novo cliente custa entre cinco e sete vezes mais se comparado com manter um atual. Atualmente, milhões de compras on-line no Brasil são trocadas ou devolvidas ao ano, esse processo é conhecido como “logística reversa”, uma etapa da pós-venda ainda negligenciada por muitos varejistas, mas essencial a fidelização e o resultado positivo na balança.
De acordo com um estudo da Ebit/Nielsen, 47% das pessoas já deixaram de admitir algo virtualmente por terem tido problemas anteriores com a alteração de alguma mercadoria. Contudo, a customer experience é uma das peças chaves para uma corporação ser bem vista e frequentada. Pensando nesse aspecto, Mauricio Cwajgenbaum, CEO (chief executive officer) e Co-Founder da Genius Returns elenca algumas recomendações importantes. Veja:
Explore indicações de melhorias na logística reversa da sua empresa
1) Invista em tecnologia:
Restituições fazem parte de qualquer produção. Diversos motivos podem levar ao descontentamento, desde a qualidade do item quando chega fisicamente até conflitos sobre sua descrição digital. Por isso, é necessário pensar à frente e prestar recursos previamente, de modo a oferecer um suporte com celeridade e eficiência.
“A logística reversa não pode e não deve ser motivo de desgaste, mas sim a melhor alternativa para resolver o seu problema. Trocar ou devolver um produto deve ser tão fácil quanto comprá-lo. O mercado dispõe de soluções tecnológicas para facilitar essa operação, automatizando diversos processos, os quais antes eram manuais”, ressalta Cwajgenbaum. Assim, você não precisa depender de mão de obra especializada para atividades elementares.
2) Empodere o seu consumidor:
Uma boa política nesse momento é imprescindível para o bom relacionamento com o seu público. Inclusive, é necessário deixar essa conduta bem exposta, para todos conhecerem e terem acesso fácil e rápido quando precisarem, de modo a trazer confiança nas circunstâncias estabelecidas.
Para o CEO da Genius Returns, “conhecer essas condições e perceber como elas são simples e facilitadas muitas vezes empodera o cliente e o encoraja a realizar uma compra com menos objeções. Ao reduzir burocracias e automatizar processos, é possível também dar mais autonomia. Ele consegue resolver seu problema com ações descomplicadas, de modo a aumentar sua satisfação”, conclui.
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