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A importância da oratória para uma vaga de estágio 

Notícia | 18/05/2022

Giovanna Cavalli

A comunicação é um dos grandes pilares da evolução humana e certamente tem um papel protagonista no desenvolvimento da civilização e sociedade como conhecemos hoje. Por isso, é preciso fomentá-la tanto pessoalmente, quanto profissionalmente. Em especial, você, jovem em busca de uma vaga de estágio ou aprendizagem, fique atento!

O relacionamento nas empresas

Um bom plano de ação, estudo de mercado, captação de recursos, capital de giro, capacitação de colaboradores, definição de missão, visão e valores são pontos do dia a dia de um negócio bem-sucedido, certo? Contudo, diante dessa grande demanda, muitos gestores deixam de lado algo muito importante: o relacionamento.

Para a CEO do Clube da Fala e fonoaudióloga, Laila A. Wajntraub, essa prática tem se tornado cada vez mais essencial porque é a melhor maneira de garantir o engajamento. “Isso já no curto prazo, torna a empresa mais produtiva”, avalia.

Afinal, essa é uma ferramenta estratégica a qual envolve o comprometimento de toda a entidade, para todos os objetivos serem traçados com clareza e sucesso. “Quando realizada de maneira eficiente, proporciona o aumento da credibilidade e, consequentemente, amplia os lucros”, complementa a dirigente.

Portanto, é necessário investir em um diálogo constante com toda tecnologia à disposição, mas sobretudo tratar as pessoas de forma individualizada, valorizando-as. Então, a especialista elencou alguns passos para ajudar as corporações. Veja:

Agilidade - garantir a rapidez nos processos é um fator essencial, pois quando o projeto acaba de sair do papel precisa ser compartilhado com todos os funcionários. Além disso, ao adiantar o lado do contratado, ele se sente menos estressado.

Interatividade - todos os internos devem ter acesso aos principais canais de contato, como WhatsApp, Intranet, rede social corporativa, Instagram e e-mail. Dessa forma, ficam informados sobre as rotinas e qualquer mudança.

“A conversa entre a equipe se limitava a telefone, e-mail e reuniões presenciais, enquanto hoje há uma proliferação imensa de ferramentas de gestão remota, como Mondays, Teams, Slack e Evernote”, enumera a expert em comunicação corporativa e fundadora da consultoria VRS Academy, Vivian Rio Stella. Ou seja, é preciso fugir do tradicional.

Monitoramento de resultados - acompanhar as entregas é a melhor forma de saber se os objetivos estão sendo atingidos. Ter conhecimento sobre os desdobramentos de uma ação de marketing, por exemplo, é muito proveitoso para se ter uma noção se as táticas usadas estão sendo adequadas.

Habilidade essencial para a vida pessoal e profissional: comunicação

Todavia, essa característica é crucial também para o aspecto pessoal, sobretudo, para quem está em busca de uma oportunidade. Observe só: segundo um levantamento Global do LinkedIn, foram analisados 12 milhões de anúncios de vagas e, em todos eles, a habilidade comportamental mais valorizada como diferencial foi a oratória.

“Afinal, a capacidade de se expressar bem em público abrange uma série de vantagens, seja para o âmbito laboral ou para o individual”, afirma a fonoaudióloga. Sendo assim, ela listou algumas vantagens dessa aptidão forte e enraizada. Confira:

1 – Construir uma imagem de confiança e bem aceita nos ambientes por onde o trabalhador transita;
2 – Evitar os vícios de linguagem os quais não cabem no ofício;
3 – Oferecer segurança para lidar com várias personalidades e jogo de cintura para gerar consenso e contornar conflitos;
4 – Conversar com desenvoltura e sem embaraço nos diferentes ambientes;
5 – Aperfeiçoar apresentações atrativas, persuasivas e vencedoras;
6 – Desenvolver de postura correta e adequada para o exercício da profissão;
7 – Estabelecer um vocabulário capaz de conquistar até os ouvintes mais hostis e controversos;
8 – Lidar com a pressão e ainda argumentar de maneira segura e fundamentada;
9 – Ter naturalidade para atuar diante das câmeras;
10 – Fazer apresentações bem-humoradas, impactantes e de destaque positivo nos grupos de trabalho.

Portanto, a assertividade nesse aspecto é uma forma eficaz e exata de se transmitir a mensagem desejada e se sair bem em uma entrevista, por exemplo. “Ser efetivo é aperfeiçoar a forma e conteúdo para otimizar a compreensão da informação e alcançar o resultado esperado”, diz Laila.

Comunicação assertiva é fundamental para os indivíduos

Nesse sentido, de acordo com a CEO, alguns fatores são fundamentais tais como o receptor, a linguagem ideal, a expressão, o tom de voz e, é claro, as palavras adequadas. “Assim, o conceito de comunicação assertiva tende a reconhecer o tempo, o momento e o perfil ideal do interlocutor, ajustando a fala aos termos mais estratégicos e claros possíveis para a compreensão”, descreve.

De modo geral, evita falhas e torna os processos mais alinhados e eficientes. “Para mantê-la, além da fala clara e concisa, a pessoa deve aliar técnicas como ouvir, interagir, conversar olho no olho e ter um assunto como foco”, esclarece a especialista.

Com base nisso, Laila pontuou alguns métodos valiosos. Anote:

Seja objetivo - a falta de um eixo ou os famosos rodeios complicam o entendimento do outro. Isso desprende a atenção do interlocutor e prejudica a precisão da explicação. “O recomendado é se concentrar no principal e só emitir ‘cochichos’ paralelos se perceber dúvidas. Então, resuma a fala no mínimo de palavras necessárias”, esclarece.

Pratique a linguagem corporal - o não verbal é tão considerável quanto a fala. “Sendo assim, quando se adota atitudes alinhadas ao transmitido, a cognição se torna bem mais eficiente”, complementa.

Crie rotinas - a padronização pode ser uma boa saída. “Isso contribui para cada vez mais aberturas em prol de aperfeiçoar o ato de dialogar. Então, permita mais circunstâncias de conversação para melhorar a conexão com as pessoas”, adverte.

Conheça o assunto - é relevante ter base do assunto e contar com conhecimento. “Afinal, quanto mais estudo e profundidade sobre o tema, mais facilidade para aplicar argumentação e diálogo”, ressalta.

Adapte a abordagem - existem diferentes contextos, situações, públicos ou receptores. “Em todas as situações, não se trata de usar termos bonitos ou muito habilidosos, mas de ser repassada com integridade. Ainda assim, cada um apresenta um modelo de aprendizagem e tem uma forma preferida de ser abordado. Então, é preciso demonstrar esse tato para melhorar tal exatidão”, finaliza.

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