Desde a chegada da pandemia e impulsionado pelas restrições de serviço, o e-commerce se consolidou entre os brasileiros. Segundo uma previsão, realizada pela Worldpay, até 2024, ele ainda crescerá, aproximadamente, 56%. Esse cenário incentivou estudantes, estagiários, aprendizes e efetivos a investirem no mercado digital. Com isso, entender quais as demandas essa dimensão traz é fundamental para explorar ativamente as ferramentas da web.
Quais as predisposições do consumidor atual?
Segundo Bruno Prodocimo, diretor de vendas da Zendesk Brasil, “mais um ano se inicia e as empresas seguem tendo de equilibrar produção e lucro, diante de um cenário de instabilidade. Mesmo assim, a meta para este ano provavelmente é a mesma: crescer, aumentando receitas, carteira de clientes e participação no mercado”, declara. Assim, ele lista algumas tendências importantes, com grandes chances de impactar diretamente nos resultados do empreendimento.
- Os consumidores estão mais informados
Em 2021, mais de 90% dos entrevistados pesquisaram na Internet antes de realizar uma aquisição. Eles se atualizam sobre produtos e seus respectivos fabricantes, e esperam dos representantes comerciais o mesmo nível de preparo.
- As expectativas de atendimento estão em alta
As expectativas em relação às boas vivências de atendimento seguem crescendo. Isso obriga as entidades a se tornarem ainda mais ágeis, acessíveis e tecnologicamente atualizadas. Um levantamento publicado pela Forbes no ano passado apontou: a personalização acelera o relacionamento com os usuários para 98% dos profissionais de marketing, enquanto gera mais compras para 91% dos consumidores.
- A felicidade da equipe nunca foi tão importante
“Nos últimos dois anos, corporações de todos os tamanhos fizeram mudanças drásticas para acomodar as necessidades de seus clientes e parceiros, mas poucas investiram estrategicamente em seus times”, evidencia Prodocimo.
- A tecnologia existe para ser usada
No relatório Tendências de Vendas 2021, da Zendesk, 41% dos líderes afirmaram: todos querem se comunicar digitalmente e 38% desejam comprar mais por intermédio das inovações. Com parte da população ainda trabalhando remotamente, esses percentuais podem subir nos próximos meses. Conforme estudo do Instituto Gartner, 80% das interações para vendas B2B, por exemplo, acontecerão virtualmente até 2025.
Conheça dicas para vender mais on-line
Consoante a Pedro Henrique Freitas, CEO da Loja Integrada, “estar no mundo on-line e em múltiplos canais tornou-se algo essencial e, sem dúvidas, pode ajudar a potencializar as vendas e fidelizar novos internautas. Cupons de desconto, sorteios nas redes sociais e promoções com itens encalhados no estoque estão entre as principais ações dos lojistas”, afirma.
Uma coisa é certa: o virtual trouxe muitas opções de estratégias e benefícios para todos os envolvidos nos processos. Para ajudar quem quer empreender dessa forma, o CEO elenca quatro dicas. Confira:
- Comunicação com o cliente
O contato deve existir em todos os canais de comunicação, afinal essa relação estabelecida é a experiência para conduzi-lo a futuras aquisições. “Abra espaço para ele tirar possíveis dúvidas e até realizar a compra de forma mais fácil e interativa”, comenta Freitas.
- Produtos em evidência
“De acordo com o seu nicho de mercado, escolha os produtos mais atraentes e opte por itens competitivos, em alta no momento”, pontua o CEO da Loja Integrada. Reflita sobre o cenário atual e escolha materiais para auxiliar neste momento.
- Aposte na divulgação
“Com a estratégia de promoção e divulgação já escolhidas, é hora de criar um volume de publicações nos canais onde você mais recebe visitas”, apresenta Freitas. Se a sua comunicação é feita por WhatsApp, aposte em alertas de promoções, por exemplo.
- Proporcione vantagens
“O cliente procura sempre as lojas com mais vantagens para a realização de sua compra”, explica o CEO. Esse proveito pode ser concedido em diversos formatos, são eles: cupom de desconto, frete grátis, brindes ou vouchers.
Por fim, fica claro como vender digitalmente se tornou uma tendência com resultados positivos para todos os envolvidos. Nesse sentido, o Nube é seu aliado, pois, diariamente, compartilha dicas e sugestões, de diversos especialistas, para ajudar o seu negócio a atingir o sucesso. Na hora de montar seu time de sucesso, podemos ajudar na seleção dos melhores estagiários e aprendizes! Lembre-se: conte sempre conosco!