O cenário econômico e as dinâmicas do mercado de trabalho estão em constante mutação, principalmente influenciados pelos avanços nos recursos e tecnologias e nas novas formas de consumir e se relacionar com clientes e colaboradores. Pensando nas transformações trazidas ao mundo no pós-pandemia, 2022 será um período de transição e quem tem o desejo de se destacar na carreira precisa estar atento às novas exigências do universo corporativo, seja para vagas de estágio, jovem aprendiz ou efetivo.
Além das habilidades técnicas, os novos modelos de atuação favorecem candidatos os quais ofereçam o perfil interpessoal ideal para refletir e se sobressair na organização e produtividade do dia a dia. Segundo Raquel Roque, consultora de recursos humanos e professora da startup Kultivi, destaca como, antes de tudo, é preciso sempre se manter atualizado. “O tempo quando somente os anos dedicados à graduação eram suficientes para uma boa colocação no mercado se foram. Precisamos aprender novas capacidades e formas de fazer as tarefas”.
Ana Carolina, estagiária de pedagogia, busca sempre se atualizar para manter seu perfil relevante. “Tenho uma responsabilidade gigantesca de transmitir conhecimento, então quero oferecer conteúdos coesos, atualizados e com sentido para quem irei ensinar na vida”, conta.
Raquel elencou as principais qualidades para quem almeja remanejar os rumos da carreira ou está em busca de oportunidades:
Flexibilidade
Ao contrário do senso comum, flexibilidade não se define somente pelos horários e períodos de tempo dedicados ao labor. “Também é a sua adaptabilidade às mudanças e as novidades a serem implementadas no seu local de atuação. Também é entendida como resiliência, por representar a capacidade de se reinventar”, diz.
Foco em resultados
É a competência de se posicionar e explorar os recursos para oferecer a melhor experiência ao cliente. “Independentemente de onde você atua, em uma empresa fornecedora de serviços ou produtos, o foco precisa ser o cliente, por isso a atenção nos resultados representa alguém capaz de não medir esforços para suprir a necessidade dele e solucionar problemas”, comenta a especialista.
Visão do negócio
O famoso senso de dono reflete a atitude de vestir a camisa da marca. “É preciso enxergar o negócio como um todo e se esforçar para o êxito individual e geral caminharem juntos. Organizações de sucesso contam com talentos, não há caminhos separados”, afirma.
Mão na massa
Segundo a consultora de recursos humanos, quem não tem medo do trabalho sempre chega à frente. “Aceitar desafios, ser proativo e participar ativamente das decisões e resoluções de problemas são as principais características dessa pessoa”.
Inteligência emocional
Dentre as principais soft skills, a inteligência emocional é uma das mais valorizadas por empregadores no mundo todo. “É a aptidão para lidar com questões mentais e sentimentais com equilíbrio e positividade e exige muito autoconhecimento, além da maturidade”, garante.
Organização e gestão de tempo
“Dominar ferramentas e técnicas para gerir melhor seu tempo e, consequentemente, atrair produtividade é imprescindível. É crucial não só na parte profissional, mas também para conciliar a rotina, definindo metas alcançáveis e sem pressão, trazendo equilíbrio para o cotidiano”, completa Raquel.
Por isso o conceito de Lifelong Learning – aprendizado ao longo da vida, é tão importante. O desenvolvimento e aprimoramento dessas aptidões já é prioridade para os recrutadores e precisa ser para quem quer chamar a atenção em suas respectivas áreas também”, declara a especialista.