Quem é estagiário, jovem, aprendiz, efetivo, líder ou até mesmo empreendedor tem um desejo em mente: além do sucesso, é claro, a realização é um fator indispensável. No contexto corporativo, muito se fala sobre essa característica, pois ela é o motor principal para fazer todos “vestirem a camisa” da marca em busca de novos objetivos. Vários são os aspectos relacionados a isso, ligados diretamente à motivação de cada indivíduo.
O que mais te motiva?
Para saber qual é a percepção da juventude quanto a esse assunto, o Nube - Núcleo Brasileiro de Estágios fez uma pesquisa com pessoas entre 15 e 29 anos e perguntou: “o que é mais necessário uma empresa ter para brilhar seus olhos?”. 69,3% consideram como mais relevante a possibilidade de aprendizagem e desenvolvimento profissional.
Para Vitor Santos, recrutador do Nube, a preferência por essa alternativa se dá porque, quando é oferecida essa oportunidade, é demonstrado ao time preocupação e reconhecimento de sua evolução. “O conhecimento produzido poderá ser utilizado pelos talentos, tanto naquela experiência, quanto em outras, possibilitando perspectivas futuras mais claras”, explica.
Investimento nos times gera resultados positivos
Em segundo lugar, com 15,5% dos votos, o principal objetivo é atuar em um ambiente capaz de estimular satisfação e realização pessoal. Santos revela: “diversos pontos podem levar a esse resultado, como disponibilização de cursos, treinamentos, premiações, participação em eventos de inovação, conscientização e saúde e etc. Certamente, é preciso se preocupar com esses tópicos. A geração atual procura não só boas remunerações, mas identificação e valorização. Todo capital destinado pela organização a suas equipes é revertido em indivíduos mais capacitados, contentes com suas funções e capazes de realizarem suas demandas com mais qualidade”.
Para outros 8,2%, uma boa imagem e reputação no mercado é a condição decisiva. “Atualmente estamos na era das redes sociais e dos influenciadores. Por isso, estar envolvido com uma instituição de renome, sólida e coerente é sinônimo de sucesso e boas escolhas”, comenta o recrutador. Investimentos em novas tecnologias foi elencada como a principal fonte de engajamento para 5% (588) dos participantes. Esse fator deve ser considerado porque “comprova a atenção da marca em se aperfeiçoar e proporcionar processos com mais agilidade, favorecendo novos aprendizados aos envolvidos”, diz.
A pressa para subir de cargos é menor, mas não deve dar espaço à ansiedade
Por fim, apenas 2% querem uma chance de rápida promoção para ocupar um cargo de liderança. “O plano de carreira bem construído ainda é relevante, porque deixa clara a estrutura robusta e sólida da corporação. No entanto, a transição entre posições pode levar alguns anos, deixando a impaciência florescer, pois esse grupo está acostumado ao imediatismo nas respostas e troca de informações. Logo, as entidades podem e devem pensar em alternativas para possibilitarem outros tipos de crescimento, como as premiações, pequenos aumentos no pagamento, entre outras medidas mais imediatas”.
Assim, Santos orienta os líderes a tornarem as companhias mais atrativas na visão dos mais novos. “Hoje, para uma empresa se tornar o local dos sonhos não basta mais só oferecer bons benefícios financeiros, há a exigência de ser politicamente consciente de suas ações e interferências na sociedade e meio ambiente. É preciso ser um empreendimento preocupado com a redução de poluição, validando a ciência, além de promover a inclusão de pessoas e estar presente não só vendendo seus produtos e serviços, mas também com ações sociais”, conclui.