Com o mundo cada vez mais globalizado, não há como negar: o inglês deixou de ser um diferencial e tornou-se um pré-requisito. Assim, o domínio desse segundo idioma passou a ser trabalhado inclusive em empresas. Muitas começaram a oferecer cursos da língua dentro da própria entidade.
É um requisito global
Com o aumento das interações on-line, os gestores de Recursos Humanos (RH) identificaram a demanda por novos dialetos nas técnicas de negociação, vendas, apresentação e de gestão comercial. “Falar em público é um dos medos mais comuns. Imagine falar em público em inglês?”, compara o CEO do Michigan Language Education Hub, André Genovese.
Nesse contexto, o RH precisa ter clareza do momento vivenciado pela entidade e do Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) dos colaboradores para definir a melhor estratégia para capacitá-los. Feito isso, o grupo Michigan Idiomas, por exemplo, ajuda de forma consultiva junto ao time de gestão interno, a desenhar experiências customizadas de aprendizagem, definir prioridades, KPIs e métricas de acompanhamento. Essa tem sido uma alternativa muito procurada pelas organizações no mercado.
“Cada instituição tem demandas muito específicas. Por isso, a aula deve ser personalizada para atender os desafios de cada time. Concomitantemente, ela funciona como um recurso do RH para treinar e desenvolver o cooperador”, explica Genovese. Para ele, esse assunto causa nervosismo e pode tomar conta do profissional, ao ser contestado ou questionado, dificultando a argumentação e, consequentemente, a produtividade.
Quem adotou a prática, aprova!
No Venturus Inovação & Tecnologia, por exemplo, a língua inglesa e espanhola são oferecidas aos contratados. “Eles foram acolhidos de uma forma impressionante pelo Hub”, recorda a assistente de treinamento Isabella Costa. Para 2022, a expectativa é de 90 internos participarem do projeto.
Já a multinacional BASF soma mais de 75 profissionais nessa evolução e formação. Conforme o diretor comercial na divisão de tintas decorativas, Renato Rocha, o plano de ensino foi elaborado para ampliar as oportunidades dos cooperadores na corporação. “As imersões presenciais e as mentorias aceleram a fluência, favorecendo o desenvolvimento individual”, resume.
“O domínio desse vocábulo abre portas para o ingresso nas companhias como também para o crescimento individual, principalmente quando a instrução agrega o progresso de novas maestrias do ambiente laboral”, conclui o head do BES (Business English Solutions do Michigan), Marcelo Bacic. Assim, o levantamento feito pela consultoria Hays, na Análise de Tendências & Salários do Brasil, confirma essa conclusão: essa é uma das maiores aquisições na comunicação interna empresarial, de acordo com 91% dos entrevistados, seguida do espanhol (42%).
Conquistar novos saberes é indispensável para além do mundo do trabalho. Afinal, o conhecimento amplia o contato com o mundo. Então, se você deseja melhorar seu grau de compreensão, pratique! Aproveite todas as oportunidades.
Contudo, se você não tiver uma chance como essa dentro da sua instituição, seja proativo. Busque aulas gratuitas, apps ou tente bolsas de estudos, hoje em dia, as possibilidades são muitas com a tecnologia. Certamente, sua entidade atual, ou mesmo a dos seus sonhos, notará o seu esforço.
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