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A reinvenção do mercado imobiliário 

Notícia | 23/11/2021

Rodrigo Barreto

A pandemia e as medidas de restrição para impedir a disseminação do Coronavírus afetaram todas as esferas da economia pelo mundo. Diversas empresas faliram ou viram seu faturamento despencar. Contudo, uma área conseguiu driblar a situação e, com novas metodologias, ver seus resultados melhorarem: o mercado imobiliário. Logo, fique de olho nas vagas desse setor.

De acordo com estimativa da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário - Ademi, o valor geral de vendas deve encerrar 2021 em cerca de 99 bilhões de reais no país. Um crescimento de 12% em relação ao ano anterior, quando alcançou 88 bilhões de reais.

O mercado imobiliário

A tecnologia é uma grande aliada e uma ferramenta cada vez mais fundamental para esse setor. Comprar, alugar, decorar e reformar imóveis são possibilidades separadas por alguns cliques de consumidores e investidores. A Covid-19 acelerou esse processo de transformação pela necessidade de se adaptar à nova realidade.

De acordo com a especialista em marketing digital, Aline Bak, esses serviços estão se reinventando para conseguir escalar mais rapidamente. “É uma fase de euforia e mudanças profundas. Essas revoluções têm como fator-chave novas demandas e tendências de um mundo pós-pandemia”.

Um retrato disso são os apartamentos na planta, já planejados com espaços para o home office. De acordo com a última pesquisa "Influência do Coronavírus no Mercado Imobiliário Brasileiro", realizada pelo DataZap, a preferência dos brasileiros mudou nos últimos meses. Cerca de 40% dos entrevistados estavam em busca de um novo endereço.

O desejo por locais bem divididos era a preferência de 62%, enquanto 45% consideram importante morar em uma casa pelo espaço disponível. “A adaptação ao trabalho remoto teve um impulsionamento gigantesco por conta da nova realidade trazida pela crise sanitária”, comenta a CEO da ApeMais, Amanda Cordeiro.

Isso também serve para os corretores e as construtoras. Eles precisaram se adequar ao novo normal e alterar a forma de atuar. Reuniões on-line, assinaturas a distância e tours virtuais passaram a ser cada vez mais comuns. Além dos novos preços e interesses dos compradores. Sendo assim, foi necessária uma atualização de todas as partes.

Quem precisou realizar grandes alterações na sua moradia enfrentou alguns obstáculos. “As soluções tradicionais para reforma, existentes hoje no mercado, costumam gerar dor de cabeça no processo de preparar e conduzir obras em seu lar. A experiência é quase sempre traumática e chega a custar três vezes o valor planejado. É preciso fugir dos altos custos e evitar a complexidade”, complementa Amanda.

A alta do mercado de luxo

Segundo dados da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias - Abrainc, a melhora nas negociações de empreendimentos de médio e alto padrão garantiram o maior resultado em 2020 nas vendas desde maio de 2014. O setor registrou um crescimento de 32% em 2021. Além disso, há uma projeção de alta de 20% até 2023, apontam estudos feitos pelo Sindicato das Empresas de Compra e Venda de Imóveis de São Paulo - Secovi-SP.

Essa perspectiva pode ser reforçada pelas informações de pesquisa realizada pela Datastore. Mais de 14,5 milhões de famílias têm a intenção de adquirir um imóvel nos próximos 24 meses. Ou seja, se tudo ocorrer como o planejado, esse segmento continuará em crescimento por um bom tempo.

Esses bons números certamente são positivos para a economia como um todo. Por conta do grande volume de atividades, as corporações buscam novos profissionais. Dessa forma, serventes, engenheiros, arquitetos, eletricistas e diversas outras funções passam a ser exigidas e, consequentemente, surgem novas oportunidades. Inclusive para estagiários e aprendizes.

Por fim, a especialista em marketing digital ainda lembra outra novidade consolidada pela pandemia: as assinaturas de moradia. "A locação é totalmente digital, sem burocracias, com praticidade e veio para ficar. É o modelo favorito dos jovens. Entretanto, precisa de uma comunicação consistente, pois é um modelo muito novo”.

Portanto, se você já está nessa área ou deseja segui-la, fique otimista. As expectativas são as melhores possíveis em rendimento e geração de empregos. Aproveite o momento e trilhe o caminho do sucesso. Conte com o Nube!

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