A inteligência artificial, a robótica, entre outras tecnologias, estão se tornando cada vez mais sofisticadas, tomando espaços em atividades operacionais. Aos poucos, começam também a ocupar áreas e especialidades antes consideradas e reservadas somente aos humanos. Por isso, é preciso ficar atento às necessidades do mercado.
Aprender sempre
Quando os engenheiros e cientistas identificam um padrão, conseguem programá-lo. Ao analisarmos esse cenário, é impossível não refletir sobre quais tarefas sobrarão às pessoas nesse mundo digital. “Assim, fomentar a curiosidade é um dos primeiros passos para estar sempre com novas informações. Isso possibilita entender o fluxo e se adaptar ao novo ritmo da evolução dos indivíduos”, diz a gerente comercial na Vetor Editora Psicopedagógica, Anna Maria Buccino.
Nesses novos cenários, é nítida a importância da atualização constante, chamada de lifelong learning. “O momento pede atitude e, por isso, o ideal é movimentar-se, inteirar-se sobre as transformações, oportunidades e desafios. Além disso, olhar e despertar as habilidades humanas subjetivas, as soft skills”, continua a gerente.
Atualmente, valorizamos a nossa sensibilidade, atitude a qual no passado era vista como um ato de fraqueza no mundo corporativo. “Temos a oportunidade de deixar florescer nossa autenticidade, isso agora é reconhecido e procurado”, explica Anna.
Segundo a pesquisa da Global Talent Trends, 80% dos líderes consideram as soft skills cada vez mais importantes para o sucesso dos negócios. São elas as características como emoções positivas, ética, comunicação, escuta ativa, liderança, negociação, visão sistêmica.
A inteligência emocional - a capacidade de lidar com os sentimentos - também é muito procurada pelas instituições. A teoria ganhou destaque nos anos noventa, por conta dos estudos do psicólogo Daniel Goleman e está entre uma das principais habilidades para o novo normal. Sobretudo, essa aptidão eleva o bem-estar,o foco e a produtividade, pois diminui o nível de estresse, possibilita maior poder de concentração e administração do tempo e engajamento.
Ademais, a empatia é uma ferramenta fundamental para vivermos em sociedade e não poderia ser diferente no mundo corporativo. “Ela faz você se colocar no lugar de um terceiro, na mesma situação, para tentar entender a posição dele. Essa skill é essencial para líderes, também, sendo uma peça-chave para uma gestão de pessoas com qualidade”, expõe a CEO da Sputnik, Mariana Achutti.
Habilidades emocionais para lidar com o digital
O futuro é digital, mas as capacidades mais requeridas para estarmos plenamente atuantes são pessoais. Desse modo, podemos abusar da nossa criatividade, capacidade de pensamento crítico, resiliência e consciência. “Sair do automático é essencial, mesmo nosso cérebro gostando de coisas mais fáceis, pois economiza energia. Todavia, o contexto pede atenção e racionalização para conseguirmos assumir o controle, aprender e mudar”, ressalta a gerente comercial na Vetor Editora.
Para ela, existem dois caminhos: olhar para tudo isso e considerar uma grande bobagem ou encontrar a luz para as ideias. Aceitar o desafio da transformação e voar. “As soft skills podem ser desenvolvidas, fortalecidas, basta ter consciência, foco e disciplina”, complementa Anna.
Como saber quais dessas maestrias devo desenvolver? Primeiro, pense em suas ocupações, nos seus relacionamentos e no amanhã desejado. Depois, observe, crie um mapa de suas skills atuais e analise quais já estão na sua vivência e quais você deverá focar para seguir. Desafie-se e siga a direção do seu desenvolvimento!
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