Em meio à pandemia, falar sobre qualquer tipo de certeza pode ser arriscado por conta da imprevisibilidade trazida pelo momento. Porém, é inquestionável como a crise vai se dissipar e teremos de lidar, literalmente, com um novo mundo. Nesse contexto, a capacidade de aprendizado - ou learnability - será um diferencial competitivo.
Não há idade certa para saber mais
A antiga crença de termos a necessidade de reter conhecimentos apenas enquanto somos jovens cai por terra a cada dia. No mundo empresarial, por exemplo, uma pessoa era contratada pelas suas qualificações e habilidades, mas isso mudou. Atualmente, as empresas estão dando mais valor a essa característica.
A razão para isso é simples: o planeta está passando por grandes transformações e isso também exige uma atualização constante dos profissionais. Curiosidade e a vontade de explorar novos horizontes são pré-requisitos para quem quiser se adaptar às novas condições do universo dos negócios.
Critério de sucesso
A chamada "learnability" virou critério de sucesso tanto para as pessoas, quanto para as organizações. É importante continuar desenvolvendo seus próprios talentos para se manter atraente para os empregadores. Por outro lado, é essencial oferecer aos seus colaboradores a chance de expandirem continuamente seus domínios e se adaptarem aos novos processos e tecnologias, por meio da educação corporativa.
Justamente por isso, Alexandre Faria, analista administrativo no Rio de Janeiro, já está se preparando para fazer uma especialização. “Não vou me contentar apenas com um diploma, porque a realidade das companhias é outra. Como quero construir uma carreira sólida, não ficarei esperando o sucesso cair nos meus braços ”, defende.
Segundo Flora Alves, CLO da SG - Aprendizagem Corporativa, vivemos em uma era na qual ter conhecimento não basta. “Afinal, com uma rápida busca no Google você consegue encontrar a resposta para quase qualquer questionamento ou informação necessária”, alerta. O diferencial é saber como interpretar e utilizar esse repertório de maneira eficaz. “Nesse sentido, se requer dos indivíduos a capacidade de se atualizar continuamente e com facilidade'', pontua Flora.
Todos os dias surgem novas tendências, ferramentas e informações. “É preciso saber lidar com isso e se adaptar com agilidade. A colocação bem-sucedida de um funcionário depende mais da sua disposição para aprender coisas novas rapidamente”, explica a especialista.
Incentivar a learnability
A curiosidade é uma característica poderosa para quem quer se preparar para lidar com um novo contexto, pois é ela a grande responsável por despertar o interesse em buscar novas informações e sair do óbvio. Esse ponto deve ser colocado em prática de forma sistêmica, para uma mudança de visão.
Outra questão capaz de ampliar a aquisição de sabedorias é saber olhar para frente. Enxergar um horizonte talvez muito distante do cenário atual. Dessa forma, após a crise, as organizações podem ter, em seus recursos humanos, líderes e gestores os quais usaram a crise do coronavírus para se prepararem para uma nova era.
É importante frisar: “é preciso compartilhar com os outros, pois reter sua bagagem somente para si não irá agregar nenhum valor ao desenvolvimento pessoal ou profissional. Pelo contrário, ao não partilhar, você não estará comprovando ou questionando suas competências”, alerta Flora. Quando o aprendizado é compartilhado, ajuda a te tornar uma referência em determinado assunto e faz as pessoas o procurarem e lembrarem de você como alguém generoso e proativo”, finaliza a especialista.
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