Em 2020, a realidade das pessoas foi completamente transformada. Os modelos de trabalho de forma física e on-line tiveram de ser modificados para se adaptarem à transformação digital. Então, com a ascensão do digital, o marketing dominou o pódio e promete ser uma tendência progressiva!
Uma tendência evolutiva
Segundo a pesquisa “Perfil do E-commerce Brasileiro”, realizada pelo Paypal Brasil, em parceria com a Big Data Corp, o comércio virtual bateu um recorde em 2020, totalizando mais de 1,3 milhão de lojas on-line e alcançando um ritmo de crescimento de 40,7% ao ano. Dessa forma, para ter sucesso em meio à essa nova realidade, as pessoas buscam mais sobre o marketing digital.
Para o empreendedor digital, Alex Vargas, junto com isso vieram os termos os quais muitos indivíduos falam, mas nem todos sabem. “Para entendê-los é importante começar compreendendo o conceito. É uma forma de usar estratégias para divulgar seus produtos e desenvolver a sua marca, ajudando a criar uma conexão maior com os consumidores”, explica.
Contudo, é preciso dominar também como fazê-lo para conquistar os resultados desejados. “Em meio a esse cenário pandêmico, essa tática está salvando os comércios. Todavia, o maior erro de muitos é não captar como as técnicas devem ser aplicadas e não terem uma estrutura robusta”, complementa o especialista.
Nesse sentido, quem investir em serviços de inovação, inteligência e geração de negócios, estará um passo à frente e no futuro terá excelentes vantagens competitivas. “Com essa revolução, as organizações precisam se posicionar e aparecer, com relevância, para seus espectadores. Afinal, hoje todos somos potenciais infoprodutores, avaliando, criticando, recomendando e influenciando comportamentos”, analisa o co-fundador da Startwp, Leonardo Coelho, de Belo Horizonte (MG).
Atente-se!
Logo, esse é um conhecimento para os profissionais, empresários e, principalmente, para quem está em busca de recolocação ou inserção no mercado, seja como estagiário ou efetivo. Pensando nisso, Vargas listou algumas expressões importantes sobre esse universo. Veja:
1. Público-alvo: é fundamental saber com quem você fala. A partir disso, se estruturam a comunicação interna, externa, produtos e direcionamentos importantes da marca.
2. Marketing de relacionamento: um dos principais pontos para conseguir mais engajamento é criar uma relação de confiança com o consumidor. O objetivo é torná-lo fiel.
3. Marketing de conteúdo: o foco desse talento é criar e divulgar conteúdos para o público-alvo da companhia, gerando uma identificação dos compradores com a marca.
4. Remarketing: basicamente se baseia em criar anúncios para quem já teve contato com alguma oferta da loja. Se alguém vê a página de um produto, essas promoções “vão seguir” o usuário na Internet.
5. Facebook Ads e Google Ads: essa é uma forma de fazer publicidade on-line direcionada aos visitantes do seu site. Também é uma maneira de atingir potenciais clientes.
6. Técnicas de SEO: para atrair consumidores de forma orgânica, o tráfego orgânico gerado pelo Google é uma ótima alternativa. Para isso, boas estratégias de SEO (Search Engine Optimization) podem ajudar. A “metodologia” deve ser aplicada nos sites ou conteúdos para auxiliá-los a ficarem melhor posicionados e, assim, começarem a ter um maior alcance.
A comunicação é fundamental. “Não entender o cenário recente, me parece o caminho mais rápido para a perda de espaço na mente das pessoas e, consequentemente, no mercado. Por isso, o ecossistema atinge todos os setores, utilizando um novo modelo de inteligência, para o momento atual, fazendo a diferença no pós-quarentena”, finaliza o co-fundador.
Portanto, alinhe-se às mudanças e desejos do mundo corporativo. Acompanhe nosso blog e as redes sociais, pois publicamos conteúdos diariamente e temos opiniões de diferentes especialistas. Conte com o Nube!
Como você tem feito o marketing da sua empresa?