O momento é de incerteza na economia, por conta dos efeitos da pandemia, exigindo dos profissionais de diferentes áreas uma nova preparação, mais adequada e objetiva. Por isso, recrutadores e candidatos precisaram se adaptar com os processos seletivos on-line. Então, a maneira de se apresentar também precisa ser revista, ajustada e especializada.
Peça feedback aos colegas
Para a coordenadora de Recursos Humanos (RH) da Rede Windsor, Gisele Garcia, de Niterói (RJ), a formulação correta de um currículo faz grande diferença na seleção dos aspirantes. “O CV é o primeiro contato da pessoa com a empresa. Portanto, precisa ser atraente, com conteúdo relevante e enxuto, despertando no recrutador a vontade de conhecer o indivíduo”, destaca.
Afinal, esse setor recebe grande quantidade de material e quase sempre, o tempo é bem curto. “Assim, um documento sucinto e bem elaborado faz toda a diferença. Na dúvida, compartilhe com algum amigo da mesma área e até mesmo com um profissional de RH”, explica.
Logo, a coordenadora recomenda uma estruturação lógica do arquivo, sempre priorizando os tópicos mais atuais e relevantes do perfil. “Na primeira parte, deve-se incluir nome, bairro e cidade onde mora, telefone de contato e e-mail. Sugerimos não escrever o endereço completo por uma questão de segurança. Informações como idade, estado civil e número de filhos fecham os dados pessoais importantes dessa etapa”, expõe Gisele.
Seja transparente e criativo
Já o segundo passo consiste em desenvolver os objetivos, descrevendo sua pretensão e um breve resumo da experiência. “Essa síntese precisa ser consistente, pois é nela onde o avaliador procurará características compatíveis com a vaga ou não. Se tiver alguma informação específica para o cargo é importante citar, como disponibilidade para viagens”, exemplifica a coordenadora.
Em seguida, informe a escolaridade, apenas a última. No entanto, se for uma pós-graduação, pode também mencionar informações sobre a graduação. No caso do idioma, só vale citar se for intermediário ou avançado. Caso tenha residido no exterior também é um esclarecimento relevante para incluir nessa etapa. Os cursos complementares só devem ser adicionados se agregarem valor ao objetivo e experiência profissional.
Para finalizar, se houver prática profissional, coloque-as. Em cada descrição deve ser adicionado: empresa, cargo, data de entrada e saída. Não precisa escrever todas as funções exercidas. Afinal, o conteúdo já escrito cumpre esse papel.
O mais importante é ajustar o manuscrito aos objetivos da instituição desejada. “Então, alinhe o alvo com o propósito desse lugar e a posição para qual está aplicando, dessa forma, o selecionador terá maior conhecimento sobre sua trajetória”, comenta o diretor executivo do IBEX (Institute for Business Excellence) e diretor geral do Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento (CBTD), Alexandre Slivnik.
Por fim, combine todos os elementos para não ultrapassar duas páginas. Verifique a gramática e se a visualização está fácil e com respiro. Sobretudo, seja autêntico! A plataforma Canva disponibiliza vários modelos, cores e disposições gratuitamente. Esse recurso pode ajudar.
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