A pandemia levou muitas empresas e profissionais de todos os níveis, como estagiários, aprendizes e funcionários efetivos a se adaptarem à situação e, ainda assim, milhares - senão milhões - de posições foram perdidas. Assim, pensar em novos meios de enxergar a trajetória no mundo corporativo é essencial, sempre alinhando gostos, objetivos e realidade das áreas.
Postos de trabalho foram extintos, contudo, há uma recuperação a caminho
Para se ter uma ideia, segundo dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), o Brasil perdeu mais de 1 milhão de postos. Contudo, alguns setores ganharam mais espaço, como gestão de mídias sociais, cibersegurança e saúde mental, por exemplo.
Pessoas pararam para replanejar os passos a serem dados
Diante desse cenário, não surpreende o fato de algumas pessoas terem parado para refletir sobre suas trajetórias, surgindo o desejo de se reinventarem. Isso aconteceu com as fundadoras da Agência ICB, Barbara Roma e Neemat Eid, mesmo antes da Covid-19. A primeira dava aulas de história e a segunda trabalhava com marketing em grandes corporações.
No início do ano, decidiram se unir e fundar uma agência com foco em renovação e qualificação, com o objetivo de auxiliar pessoas também em busca de uma mudança. Por isso, as sócias, juntas de Mayca Castro, idealizadora do projeto “Aceleradora de Carreiras” do Grupo Mulheres do Brasil, se juntam para dar dicas de quem quer redirecionar a caminhada. Veja:
“Autoconhecimento”
Barbara Roma diz: “busque um autoconhecimento pessoal e de habilidades, seja com assessments pagos ou conselho profissional, entenda mais sobre o setor de interesse surgido a partir daí. Se possível, tenha alguma experiência no ramo como observador/contribuidor/freelancer e aposente as ideias fixas sobre sua carreira antiga, para abraçar as novas. A maior dificuldade não é adquirir habilidades para agora, é desapegar do antes e perceber como ele não funciona mais pra você".
“O que você quer ainda não existe? Use seus conhecimentos para criar algo novo”
Já Mayra Castro relata: “criei a minha própria ocupação, designer de conexões - a habilidade de transformar relacionamentos em projetos e resultados -, baseada na minha identidade e valores, para congregar toda a minha experiência. Por trás disso, existe uma metodologia pautada em coisas nas quais acredito, tais como, jogos cooperativos da Teoria dos Jogos, inteligência coletiva (mastermind), ganha-ganha e todo meu expertise de mais de dez anos de vivências em parcerias internacionais, design de projetos, liderança de equipe e tradução cultural. É totalmente possível".
“Invista no seu marketing pessoal e trabalhe suas soft skills”
Neemate Eid, por fim, conclui: “com o avanço da automação e redesenho de muitos escopos de trabalho, cada pessoa passará a ser avaliada pelas mais diferentes características, além dos domínios técnicos para seu cargo ou função. Portanto, desenvolva muito bem suas soft skills, ou seja, habilidades comportamentais como a gestão do tempo, comunicação e escuta, bem como o seu marketing pessoal. Esses são fatores chave de sucesso em uma transição ou mudança de carreira".
Seja qual for seu objetivo, 2022 pode ser um ano de vitórias. Para isso, seja qual for sua intenção, é preciso foco, determinação e coragem. O Nube acredita em seu potencial. Muito sucesso!