Quais fatores levam uma corporação a ser o sonho para um profissional? Esse tipo de admiração é cada vez mais comum. Pode acontecer com corporações grandes, as quais já possuem nome no mercado, mas também com aquelas iniciantes e se tornando famosas pelo ambiente descontraído. Assim, cada dia mais está em alta o valor entregue pela instituição aos seus funcionários.
Segundo a pesquisa Millennial Careers: 2020 Vision, feita pela ManpowerGroup, a Geração Y - ou Geração Milênio, dos nascidos entre 1980 e 1990 - será uma força de trabalho com maior representatividade no mercado em 2020. Esse grupo é conhecido por colocar o propósito acima de outros valores, por exemplo, na hora de buscar uma oportunidade. Assim, os processos seletivos e de integração precisam gerar encantamento.
Na visão de Vitor Matias, especialista em liderança, o bom espaço organizacional leva o funcionário a trabalhar sem temor. “O medo de errar faz o colaborador executar o mínimo possível. Logo, um local o qual estimula a adoção da criatividade e do diálogo construtivo traz o sentimento de valorização individual e a disposição para contribuir com aquela dose extra de energia e vibração”, explica.
Integração
Nesse processo, o onboarding é fundamental. Consiste nas boas-vindas dadas aos novos funcionários. O objetivo é apresentar e envolver o trabalhador na cultura, práticas e entrosamento com colegas, além de acolher o indivíduo com toda a sua bagagem e experiência.
Bianca Paraguassu, coordenadora de Clima e Cultura no Olist, localizada em Curitiba (PR), deixa três dicas fundamentais para você proporcionar uma experiência incrível para os seus empregados e retê-los por mais tempo:
1) Comece de dentro para fora
Quais aspectos os seus empregados mais valorizam na companhia hoje? Para seu onboarding ser referência, a organização precisa ser o primeiro exemplo para quem já trabalha nela. Por isso, converse com o seu time e entenda quais fatores fizeram as pessoas entrarem na corporação e quais as fizeram permanecer. Afinal, uma organização de destaque depende muito mais das percepções internas em relação às externas.
2) Desenhe uma jornada
Pense nos principais pontos os quais o indivíduo precisa saber sobre a instituição na qual está começando, capazes de fazê-lo se adaptar mais rápido à nova rotina e já começar a entregar resultados. Liste todos esses tópicos e comece a desenhar uma jornada, um caminho de aprendizagem para essa pessoa tem trilhar a fim de compreender a empresa de modo geral e como a sua função contribui para isso.
3) Feito > perfeito
Não espere ter tudo pronto para iniciar algo. Ideia boa é aquela compartilhada e colocada em prática. Comece pequeno, com o tempo e recursos disponíveis, aprenda rápido, melhore e escale. Além disso, tenha sempre uma escuta ativa e genuína, pois é sempre possível melhorar e, quando isso é feito por várias mãos, a chance de se tornar algo incrível é ainda maior.
Modelo Prático de Onboarding
Bianca ressalta: não existe uma receita de bolo dizendo o tempo mínimo ou máximo de duração para esse processo, nem acerca de quais conteúdos deve ter, pois isso varia de acordo com o momento do seu negócio. De toda forma, é fundamental a liderança apoiar essa iniciativa, pois ela vai gerar muitos resultados a médio e longo prazo.
O modelo atual do Olist, por exemplo, tem duração de dois dias e meio, sendo 100% remoto. As equipes trabalham em home office desde março de 2020. “Com a mudança de cenário decorrente da pandemia, conseguimos adaptar cerca de 90% das práticas do onboarding presencial, com duração de três dias, para o modelo on-line e estamos evoluindo sua estrutura a cada nova turma”, afirma a coordenadora.
Ela ainda recomenda esta estrutura para você iniciar a integração:
- Boas-vindas com CEO;
- Dinâmica quebra-gelo;
- Cenário no qual a companhia está inserida;
- História, missão, visão e valores;
- Cultura, políticas e programas internos;
- Mão na massa - vivendo a experiência de um cliente do negócio;
- Apresentação de todas as áreas;
- Fechamento.
Como é o processo de acolhimento em sua empresa?