Ser produtivo em plena pandemia, estando em casa ou já de volta ao escritório, é a grande questão do momento. Como não se deixar levar pelo momento de crise e ficar atento às atividades importantes? Continue lendo para saber mais!
Para o headhunter e coach de carreira, Marcelo Arone, a produtividade, em um nível mais avançado, ou seja, capaz de levar em conta as necessidades do trabalho e as questões pessoais, é fator decisivo para o futuro de empresas e empreendedores a partir de agora. Por isso, reuniu dicas para quem quer otimizar esse aspecto.
Criar uma rotina
Seja no escritório e, especialmente, se ainda estiver atuando de forma remota, estabelecer uma rotina é algo fundamental: “é preciso entender os seus melhores horários, quando você produz mais e dar vazão à criatividade e à ação nesses momentos”, enfatiza Arone.
Se você rende mais pela manhã, por exemplo, negocie chegar antes do horário no escritório ou, se estiver em casa, use esse período do dia de forma mais ativa. “Conhecer a si mesmo é imprescindível. Vejo profissionais questionarem a própria capacidade, quando, na verdade, só precisam remanejar sua agenda para se descobrirem mais eficazes”, lembra.
Para Arone, outro fator importante dentro da rotina do home office, é o espaço onde você fica durante o expediente: “tenha um local específico para suas funções. Seu cérebro irá entender: ali, você está em um ambiente laboral, mesmo estando em seu lar”, comenta.
Manter o foco
As redes sociais, a Internet no geral, os apps de mensagens instantâneas e, agora, a própria TV e os serviços de streaming são verdadeiros vilões. Simplesmente porque eles acabam, muitas vezes, nos roubando tempo precioso. “Para muitos o celular é um buraco sem fundo. Pode ser muito verdade, se você se pega deslizando perfil atrás do outro, muitas vezes apenas para se distrair, literalmente”, destaca Arone.
A dica dele é: “tenha horários específicos para entrar na rede, desligue a TV, se estiver em sua residência, coloque metas para si mesmo, caso não as tenha definidas pela própria instituição. Foco é o melhor amigo para você atingir suas metas”, confirma ele.
Fazer mais do bem feito
Em tempos de reinvenção na carreira, essa dica pode vir no caminho contrário. Entretanto, quando falamos de eficiência, para Arone, não adianta “querer inventar a roda” e o melhor é mesmo fazer mais do já realizado de forma bem feita. “Se a adaptação ao teletrabalho já foi um desafio para muitos colaboradores, imagine fazer esse movimento dando tiros no escuro, iniciando formas diferentes de produzir, o nível de ansiedade será muito maior e, proporcionalmente, o de rendimento irá diminuir”, enfatiza ele.
Ou seja, tirando casos necessários para se reinventar como quando uma companhia quebra ou acontece uma demissão, a dica é focar no seu público. O especialista dá o próprio exemplo: “como recrutador, eu reforcei contatos e laços com empresas com as quais já estava negociando. Quando voltaram a contratar, o caminho já estava traçado”, revela.
Desafios
Segundo pesquisa realizada pela pela Unicamp, ABEFIN e o Instituto Axxus, um dos desafios capazes de mitigar a eficácia está relacionada ao cuidado com as finanças. Para 96% dos ouvidos, os colaboradores com mais dificuldades em administrar as próprias contas rendem menos, inclusive têm evidências diretas desse impacto nas instituições.
Para o presidente da Abefin, Reinaldo Domingos, os números comprovam como a ausência da educação financeira tem impactos diretos para os funcionários e o empreendimento. “Por isso, é preciso expandir o debate. A implementação da educação financeira nas corporações é um processo capaz de proporcionar resultados em curto, médio e longo prazo, tendo impactos diretos até mesmo na rentabilidade do negócio, proporcionando um ambiente laboral mais saudável", diz.
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