Para uma empresa ser bem sucedida, muitos fatores são decisivos: desde a escolha do local físico até aspectos relacionados à logística e custos de produção. Por isso, é fundamental alinhar bem o planejamento estratégico. Quer saber mais sobre esse assunto? Continue lendo!
Definindo planejamento estratégico
Segundo Conceiyção Montserrat, CEO da Montserrat Consultoria, esse conceito será responsável por traçar a evolução de sua corporação ou negócio, objetivando etapas e desenvolvendo oportunidades para seu produto ser reconhecido e possuir um espaço no mercado de forma sólida e constante. “Ter um olhar estratégico faz toda diferença na conclusão de cada etapa, porque antecipará situações e impedirá aos gestores de tomarem decisões equivocadas ou erradas na condução de seu projeto”, afirma.
Não importa o tamanho de seu empreendimento, é importante contar com um olhar direcionado para prosperar: “atenção e cuidado respeitando todos detalhes é essencial, não importa a dimensão de sua companhia, pois, muitas vezes as ideias menos esperadas se transformam em uma grande oportunidade”, destaca.
Além disso, para a especialista as palavras de ordem são: “foco, determinação, planejamento e estratégia. Assim, você irá compor os passos para seu sucesso”, aconselha. Para ela, ainda, se reconhecer dentro de sua criação auxiliará muito nessa jornada: “sua intuição e olhar atento a cada detalhe farão toda diferença”, comenta.
Mude o mindset
Instituições com um mindset de crescimento priorizam o desenvolvimento dos funcionários e permitem as pessoas melhorarem constantemente suas habilidades e papéis dentro da organização. “Além disso, corporações com essa mentalidade assumem mais riscos, colaboram mais e veem o fracasso como uma experiência de aprendizagem. Os funcionários ao adotarem essa postura estão inovando e aumentar as oportunidades de crescimento como resultado. É uma vitória para todos”, explica Duncan Egan, vice-presidente de Marketing APAC, na Adobe.
Para ele, algumas orientações e dicas são essenciais para desenvolver essa mentalidade.
Elimine o medo do fracasso
“Muitos de nós estão condicionados a acreditar no fracasso como algo ruim”, reflete Egan, porém para se destacar, é preciso eliminar esse medo para si mesmo e suas equipes. “Ninguém passa pela vida sem cometer erros. Temos a escolha de deixar nossas falhas nos enfraquecerem ou abraçar as lições quando as coisas não vão de acordo com o plano”, afirma o vice-presidente.
Eliminar esse receio deve se estender além da liderança: também significa empoderar colegas e membros da equipe para não se preocuparem se serão ouvidos, compartilhando ideias e usando erros como uma plataforma para pensar em novas maneiras de criar e executar. “Embora pareça complicado e até doloroso, o fracasso é muitas vezes um pré-requisito para o sucesso, como a pesquisa da Universidade de Northwestern descobriu: líderes e empresas ficam mais propensos a ter sucesso em seus esforços após aprenderem com seus erros, projetos problemáticos, resultados ruins e situações inesperadas”, diz o especialista.
Solicite feedback e cresça a partir dele
Desafios não são a única maneira de crescer. “Eu defendo a busca por feedback para você continuar evoluindo em uma direção positiva todos os dias. Muitas vezes, as pessoas em posições de liderança estão acostumadas a receber apenas elogios. Porém, em vez de impulsionar a melhoria, eles apenas reforçam o status quo, e isso pode significar como importantes mudanças estratégicas são negligenciadas”, finaliza o vice-presidente.
Você já criou um planejamento estratégico? Para mais dicas e orientações, acompanhe as matérias e conteúdos do Nube.