Estamos vivendo o início da quarta revolução industrial (ou indústria 4.0), a qual prevê relevantes transformações na forma como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos. Assim, o diferencial pode estar nas soft skills do profissional. Elas são competências humanas, habilidades como comunicação, pensamento estratégico, adaptabilidade e resiliência. Então, aprenda a desenvolver essas aptidões diariamente com as nossas dicas.
Nesse sentido, essas capacidades são requeridas nas empresas de todos os tipos e setores. “O desenvolvimento dessas maestrias ainda representa uma grande oportunidade para ser explorada por organizações de todos os tamanhos. Não apenas pelo simples fato de serem tão importantes como bons conhecimentos técnicos, mas também pela possibilidade de aperfeiçoamento de saberes específicos, de acordo com a estratégia e objetivos de cada companhia”, explica o diretor de marketing da rede de franquias Super Cérebro, Rodrigo Ladeira.
Assim, o líder compartilhou insights para ajudar na evolução de algumas das principais skills requeridas atualmente. Veja:
1- Liderança por propósito - um dos pontos mais importantes para quem quer ser gestor é questionar as motivações para esse desejo ou aspiração. Vale se perguntar: o seu propósito é para ensinar, para criar um projeto, é pelo salário ou para capacitar pessoas e equipes? As respostas desses questionamentos apontam um legado a ser deixado. Além disso, é preciso saber ouvir e ser humilde, nesse ponto entra a relevância de se conectar com quem se convive diariamente.
2 - Cooperação e trabalho em equipe – no mundo corporativo, atuar em conjunto requer menos competitividade e mais colaboração para todos alcançarem um objetivo em comum, seja de um departamento ou da instituição como um todo. Bem como, a cooperação é pensar no plural e não individualmente, ter a empatia de se colocar no lugar do outro e ter o altruísmo e disponibilidade para compreender as necessidades alheias e apoiá-los na solução de problemas.
3 - Comunicação interpessoal – vai além da comunicação verbal, pois é preciso entender a necessidade do outro e apresentar a sua própria carência, exercitando a empatia. Mesmo pessoas tímidas podem fazer isso com eficiência, inclusive são capazes de amplificar a prática de observação e análise.
4 - Criatividade e curiosidade – são aptidões intrínsecas à liberdade de realizar, se expressar, questionar e buscar novas possibilidades continuamente. Também, é importante perder o medo de errar e arriscar na experimentação e espontaneidade.
5 - Pensamento estratégico - conhecimento e investigação são as palavras-chaves do pensamento estratégico. Essa competência pode ser desenvolvida por meio de perguntas, pesquisa ou procura por informações. Quanto mais se questiona um assunto, mais será possível explorar uma ideia. Assim, é válido ter uma visão sistêmica do processo: antes, durante e tentar prever o depois. Dessa forma, será possível tomar a decisão mais assertiva.
6 - Fácil adaptação e flexibilidade – ser um agente de mudança é requisito fundamental para todos os indivíduos. Para isso, é necessário eliminar de vez o “não posso”, pois o cooperador precisa de intuição para avaliar as possibilidades e arriscar nas mudanças. Agilidade e proatividade também são componentes essenciais para a flexibilização e adaptabilidade.
Portanto, no universo empresarial, essas características influenciam todas as outras. “O funcionário precisa estar aberto a mudanças para ser o protagonista quando a incerteza chegar. Também é a facilidade em se ajustar o propulsor das entidades para sempre estarem a par das novidades e ajudarem a conquistar uma meta comum, independentemente do cenário atual”, completa a coordenadora pedagógica do Grupo Super Cérebro, Vanessa Lima.
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