Que tipo de profissional você é? Para quem ainda não parou para pensar sobre isso, existe um modo simples de começar. Basta responder ao seguinte dilema: ao notar um colega precisando de auxílio para concluir uma tarefa muito importante, você oferece ajuda ou simplesmente fecha os olhos e age como se nada estivesse acontecendo?
Se a sua atitude diante dessa situação é ser colaborativo e generoso, saiba: você tem mais chances de evoluir na carreira. Isso é revelado em uma recente pesquisa realizada pela Universidade de Berkeley, na Califórnia. O estudo apontou como ser egoísta não leva ninguém ao topo.
Como o levantamento foi desenvolvido
Primeiro, os estudiosos pediram para um grupo de estudantes da faculdade e pós-graduação preencherem avaliações de personalidade. Em seguida, os especialistas acompanharam essas pessoas por mais de uma década, verificando sobre suas posições nas hierarquias das empresas onde atuavam.
Aqueles com pontuação alta em características desagradáveis, como personalidades egoístas, combativas e manipuladoras, tinham alcançado menos cargos de liderança em comparação a quem era generoso, confiável e geralmente bom. Ou seja, descobriram como os extrovertidos eram os mais propensos a ter avançado na carreira, com base em sua sociabilidade, energia e assertividade.
Além disso, simpatia é uma qualificação importante para quem exerce a gestão, pois o estudo deixa claro: quem é agradável em cargos de gerência produz melhores resultados.
Aprenda a estreitar os relacionamentos
De acordo com Flora Victoria, as interações mais frequentes na vida dos adultos em idade profissionalmente produtiva são em seus locais de trabalho. “Passar em média oito horas diárias convivendo com pessoas cuja bagagem emocional e cultural é totalmente diversa pode funcionar como um gatilho para os mais variados relacionamentos. O simples fato de dividir o mesmo ambiente com alguém já faz as afinidades surgirem”, explica a mestre em psicologia positiva aplicada pela Universidade da Pensilvânia.
Segundo a especialista, boas conexões no contexto organizacional, marcadas pelo respeito, pela amabilidade e pela vitalidade já foram associadas a um foco mais elevado e, até mesmo, à diminuição de erros e de acidentes. “Tudo isso pode ser fomentado por meio de uma cultura permeada por estratégias de desenvolvimento da gratidão e da bondade”, afirma ela.
Amanda Carvalho é estagiária na área de gestão financeira, no Rio de Janeiro. Para ela, ter uma boa interação com os membros da empresa onde atua é imprescindível. “Mesmo a distância, a gente consegue se manter unido para lidar com os desafios diários e isso faz total diferença”, comenta.
Para ela, essa disposição cria uma corrente do bem. “Todos estão dispostos a ajudar, não importa o problema”, comenta. De acordo com a estudante, isso é um ponto de destaque nesse estágio. “Uma primeira experiência assim já me faz querer ficar nessa companhia por muitos anos”, conta.
Flora também é Embaixadora da Felicidade no Brasil pela World Happiness Summit e ensina dicas para todo indivíduo praticar:
1) Elogie: ao se deparar com uma boa atitude de um companheiro da sua equipe, não se acanhe, faça um elogio sincero a ele pelo feito. Reconhecer o sucesso do próximo é um excelente estímulo para novas conquistas coletivas.
2) Seja gentil: para começar, passe a perguntar com mais frequência se os indivíduos ao seu redor precisam de ajuda. Isso é proatividade. Já ser gentil é contribuir para local estar leve e agradável, sempre com respeito às diferenças. Quando puder, compartilhe os seus conhecimentos.
3) Mostre gratidão: demonstrar ser agradecido por certo gesto de alguém é um dos pontos-chave para se aproximar dos outros. Afinal, quem tem gratidão dá a devida importância ao próximo. Valorize ainda mais a ação: estabeleça um contato visual e mostre estar contente.
4) Exercite a escuta ativa: aprender a ouvir a opinião alheia é uma excelente atitude para quem trabalha em grupo. Mesmo se você possui um ponto de vista diferente, defenda o lugar de fala de cada um, sem julgamentos prévios. Escutar também permite aos líderes tomar decisões mais acertadas.
5) Aposte em respostas ativo-construtivas: quando alguém contar uma boa notícia, reaja com animação e entusiasmo. Isso faz o sujeito se sentir acolhido e admirado. Quanto mais vivacidade, maior será a tendência desse laço social se fortalecer e perdurar, por conta do feedback positivo.
Flora ainda ressalta: mesmo quem está trabalhando remotamente, ou seja, em home office, pode incorporar essas ações. “Seja na troca de e-mails, nas reuniões virtuais ou nas conversas em grupos da equipe pelo WhatsApp, sempre há a oportunidade de nos conectarmos com quem queremos bem”, finaliza.
Você é unido ao seu time? Veja dicas para gerenciar assertivamente suas emoções!