Nos últimos meses, recrutadores e candidatos precisaram se adaptar com os processos de seleção e de entrevistas on-line. Com isso, a maneira de se apresentar também precisa ser revista, ajustada e especializada. Então, pegue o papel e a caneta e anote as dicas para turbinar o seu currículo (CV)!
Seu CV é o seu cartão de visitas
Segundo o economista especialista em capital humano e empregabilidade, Rogério Bragherolli, diante de tantas mudanças as qualificações a se destacarem devem ser um pouco diferentes. Assim, pelo crescimento do comércio eletrônico em função da pandemia, qualificações relacionadas a tecnologia, e-commerce e atendimento virtual devem ser priorizadas.
Nesse sentido, na hora de elaborar o currículo digital, atente-se a algumas dicas do especialista. Veja:
- Destaque as habilidades com tecnologia e softwares digitais logo no topo da apresentação. O modelo de trabalho remoto e as habilidades com o novo mundo virtual vêm se consolidando, sendo parâmetros de diferenciais.
- Priorize informações relacionadas à flexibilidade profissional e de horário. Hoje é de suma importância o candidato apresentar disponibilidade como for melhor para a empresa, seja presencial ou home office.
- Crie um CV com no máximo duas folhas, linguagem simples e leitura amigável, layout profissional e convidativo. Como? Bom espaçamento entre linhas, destaques em negrito somente para as informações a serem ressaltadas e poucos sublinhados para não poluir.
- Atenção à comunicação. A vaga pode ser para atendimento virtual e vai se destacar o candidato com a melhor maneira de se expressar, sem usar gírias, abreviações e outros vícios de linguagem, muito comum nas redes sociais.
- Tente demonstrar sua pró-atividade, interesse em aprender e trabalhar em equipe. Isso o deixará em evidência.
- Inclua o endereço do Linkedin e outras mídias sociais, contudo, atente-se em incluir somente as quais possam contribuir com sua imagem pessoal e profissional. Independentemente de sinalizarem no CV, o recrutador certamente irá recorrer à Internet para obter mais informações, principalmente sobre comportamento.
Atualmente, as redes são filtros importantes. “Então, evite comentários religiosos, políticos, assuntos polêmicos, pois isso pode desviar a atenção da companhia interessada em você e levar ao questionamento de postura. Isso é, um comentário despretensioso pode se tornar agressivo ou não agradar justamente o seu recrutador”, complementa Bragherolli.
Portanto, “o seu CV precisa estar muito adequado aos objetivos da instituição desejada. Então, alinhe o alvo com o propósito desse lugar e o cargo para qual está aplicando, dessa forma, o selecionador terá maior conhecimento sobre sua trajetória. Também, não deixe de colocar elementos pessoais, isso torna o processo mais humano”, analisa o diretor executivo do IBEX (Institute for Business Excellence) e diretor geral do Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento (CBTD), Alexandre Slivnik.
Ainda, de acordo com o diretor, embora seja um momento de tensão e nervosismo para a maioria dos candidatos, normalmente o entrevistador está interessado em ver brilho no olhar e força de vontade. Então, é importante demonstrar essas características. “Lembre-se de conhecer a história da organização para colocar isso em prática durante a entrevista”, complementa.
Logo, essa conversa é a hora certa para demonstrar como pode colaborar para o crescimento da corporação. Por isso, fale sobre suas experiências e desenvolvimento pessoal, os projetos e também tente relacioná-los com o propósito da marca.
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