Depois do surgimento do coronavírus e da quarentena como um meio de evitar o contágio, foram diversas as mudanças na rotina profissional e pessoal da população em geral. Nesse âmbito, se insere a comunicação. Com reuniões virtuais, lives, webinars e videoconferências se tornando comum em diversos setores, nem todos souberam como lidar com isso logo de início. Pensando nisso, veja algumas sugestões para arrasar no diálogo digital!
Felipe Castro já sentiu dificuldades ao interagir via Internet com seus colegas de trabalho: “na frente das câmeras eu travava e, quando ia falar, gaguejava muito”, compartilha. Para ele, o melhor jeito de melhorar esse aspecto foi a prática. “Fui me forçando a aparecer na câmera para conversar e, com o tempo, fui adquirindo mais confiança”, comenta.
Ele é estagiário de administração em Ribeirão Preto e conta como esse aspecto pode ser um diferencial para o seu futuro. “Meu foco é trabalhar na área comercial, então preciso saber como estabelecer uma conexão estável entre o cliente e eu”, finaliza.
Segundo a Dra. Cristiane Romano, fonoaudióloga, mestre e doutora em Ciências e Expressividade pela USP, apesar de ser comum há tempos, muitos ainda não têm o hábito ou não gostam de conversar por vídeo. “Para ajudar a driblar o desconforto e a necessidade, listei essas estratégias para trabalhar a expressividade, melhorando três pontos fundamentais: voz, postura e conteúdo”, comenta. Acompanhe:
Tenha objetividade e clareza
Quando falamos de mídia digital, é fundamental ser direto e passar a mensagem de forma clara, lembrando como seu discurso pode ser óbvio para você, mas não para quem te assiste. Antes de elaborar seu vídeo, tenha em mente as respostas das seguintes perguntas: qual é o meu público? Quais os desafios da minha audiência? O que eles esperam de mim? Como eu quero impactar as pessoas? Com essas respostas, fica mais fácil partir para a escolha do vocabulário. Sempre avalie se o conteúdo condiz com sua pretensão, seja informar, vender ou ensinar.
Atente-se ao aquecimento vocal
A forma como você usa a voz pode mudar completamente a sua mensagem. Para transmitir credibilidade, module o tom de acordo com o tema a ser passado. Cuide das cordas vocais também. Antes de iniciar uma reunião, faça aquecimento, para sua emissão ser suave e, ao mesmo tempo, sem soprosidade (ar na voz). Veja alguns exercícios:
- Inspire e produza uma vibração como "Trrrrr", soltando o ar e sentindo a língua no céu da boca, sempre retraindo o abdômen devagar e controlando o ar;
- Faça uma vibração com os lábios (“Brrrr"), até o oxigênio acabar, trabalhando o abdômen também;
- Inspire e emita o som "DZ", com a ponta da língua encostada nos dentes da frente na parte superior.
Pratique a respiração
Jamais pareça ofegante em uma conversa virtual. A sensação transmitida é de cansaço ou ansiedade. Para trabalhar esse ponto, faça leituras, puxando a respiração levemente pelo nariz. Enquanto você lê, o ar sai pela boca e a barriga vai murchando sem esforço. Vale praticar esta técnica também:
- Deite de costas e coloque um livro sob sua barriga;
- Procure inspirar (pelo nariz) e expirar sem movimentar muito o livro;
- Imagine o seu diafragma como uma bexiga a qual você deva encher, inspirando como se estivesse cheirando uma flor.
- Para expirar, solte o ar como se estivesse soprando uma vela.
Trabalhe a expressão corporal
A comunicação não-verbal é um recurso imprescindível de complemento à mensagem, como a expressão facial, por exemplo. O rosto é a parte do corpo em maior evidência na frente das câmeras. Por isso, explore, com bom senso, o olhar, o meneio de sobrancelha, o sorriso e qualquer outro recurso no contexto do assunto.
Cuidado com dicção e pronúncia
Para se expressar bem, é preciso treinar dicção. Realizar leituras em voz alta ajudará a perceber seus vícios de linguagem, bem como pronúncia inadequada e erros de concordância. Atente-se ao falar de forma clara e precisa, articulando todos os fonemas. Cuidado para não parecer artificial. Os movimentos de uma boa articulação devem ser naturais, sem exageros, como não abrir a boca demasiadamente.
Foque nas palavras-chave
Enfatize as palavras de maior valor, ou seja, aquelas usadas para fixar na mente do público e relacioná-las a sua imagem. Por exemplo, se seu objetivo é dar dicas sobre emagrecimento, reforce as palavras-chave, como peso, dieta, exercícios, entre outras. Na introdução, as três primeiras frases precisam ser de impacto e responder a dor, ou seja, a necessidade da pessoa em lhe assistir até o final.
Aposte em um script
Um roteiro bem feito, alinhado com seu tema, será de grande suporte para você não se perder, seja em uma videoconferência, uma live ou um webinar. Vale lembrar: a expressividade será o seu diferencial. Pratique-a e potencialize seus recursos e suas qualificações.
Comunicação é tudo! Está confiante para enfrentar esse desafio?
Feira de Estágios Nube
Você já se inscreveu para a Feira de Estágios do Nube? O evento será de 26 a 28 de outubro e contará com grandes empresas, instituições de ensino e palestrantes, todos unidos para oferecer uma vivência única para sua carreira. Você também poderá enviar seu currículo para as companhias de seu interesse, participar dos painéis ao vivo e palestras gravadas e aproveitar vários serviços exclusivos. Tudo isso de maneira gratuita e on-line. Além disso, serão oferecidos certificados de participação. Eles servem para suas horas complementares. Inscreva-se já: www.nube.com.br/feira-de-estagios-2020.