O pensamento estratégico é um conceito muito utilizado no marketing, tanto de negócios quanto pessoal. Ou seja, na verdade esta abordagem é útil em praticamente qualquer área da vida. Logo, é a capacidade de antecipar o efeito de suas ações, olhando a longo prazo para executar objetivos específicos e obter resultados já esperados. Se interessou pelo assunto? Então continue lendo!
A habilidade é muito procurada pelas companhias
Essa competência para as organizações é uma soft skill fundamental para conseguir resolver desafios de forma eficiente. Contudo, nem sempre fica claro como chegar a essa tal mentalidade, pois raras as vezes esse feedback vem com algum guia concreto sobre como fazer isso.
Então, quais são as atitudes específicas para profissional desenvolver essa aptidão? “O primeiro passo é mudar a ideia. Se o indivíduo acredita ser uma capacidade apenas para grandes executivos, se engana. Essa concepção pode e deve acontecer em todos os níveis da corporação, sendo um dos requisitos principais de todos os trabalhos”, explica o especialista em Reestruturação de Empresas e sócio da Avante Assessoria Empresarial, Benito Pedro Vieira Santos.
Neste sentido, o executivo elencou algumas dicas para estimular essa capacitação. Veja:
- Aprenda a identificar tendências;
- Importe-se com a gestão financeira;
- Seja flexível e avalie todas as possibilidades antes de agir;
- Entenda: estratégia e execução não são a mesma coisa;
- Busque respostas para todas as perguntas, incluindo as complexas;
- Foque na solução e nãos nos problemas do negócio;
- “Desligue” o automático e pense antes de fazer algo;
- Busque compreender os conflitos e não se esquivar deles;
- Identifique os pontos fracos da equipe (ou seu) e procure alternativas para melhorá-los;
- Fortaleça cada vez mais a empatia, pois aprender a se colocar no lugar do outro é o primeiro passo para se aproximar verdadeiramente das pessoas. Além disso, as ajuda a expandir o seu potencial máximo;
- Tente sempre esboçar cenários a médio e longo prazo, nunca pense apenas no agora.
Eduque a sua mente!
Nosso cérebro funciona como um HD - vai sendo abastecido o tempo todo por gestos, conversas, sensações e sentimentos decorrentes da nossa convivência com o mundo externo. Por isso, vale a pena se perguntar: quando você era criança presenciou quais tipos de situação? Foi tratado com amor, carinho e compreensão ou foi criado dentro de um ambiente hostil? Quando falavam a seu respeito os feedbacks eram positivos ou negativos?
Logo, falar “ não sei me expressar” ou “não sei vender” são crenças limitantes. Essas “são programações inseridas em nosso cérebro desde o nosso nascimento, com base nas nossas vivências com os pais biológicos ou substitutos. Ou ainda, dos meios vividos, tais como lar, escola, bairro, etc. Ou seja, todas as experiências da nossa criação, desde quando viemos ao mundo, gravaram aprendizados em nossa mente”, expõe o CEO founder do Grupo Volpato e Analista de Perfil Comportamental Cis Assessment, Eduardo Volpato.
Então, para o especialista, se as pessoas não acreditam em si mesmas, em seu potencial, como acreditarão na força do seu trabalho, da sua entrega? Sendo assim, essa é a questão: você sabe negociar? “Se a sua resposta é não, isso é uma crença limitante também, por isso, o primeiro passo a partir de agora é tomar consciência disso e iniciar o seu processo de mudança de vida”, comenta Volpato.
De acordo com o CEO, no âmbito profissional, quem não sabe se vender tem de esperar ser “comprado” e quem se coloca nessa posição, acaba sendo adquirido a qualquer preço. Portanto, “a virada de jogo é ressignificar essa convicção e, então, você terá as ferramentas para aprimorar essa arte e fazer dela um caminho para prosperidade e abundância. Não há para onde correr. É preciso trilhar o caminho”, finaliza o analista.
Acompanhe nosso blog e as redes sociais, pois publicamos conteúdos diariamente e temos opiniões de diferentes especialistas. Veja também o curso gratuito do Nube: “Marketing Pessoal: Sua Imagem é Você!”. Ou ainda, o programa “minuto carreira” da TV Nube: o que é marketing pessoal?