O termo “novo normal” tem sido utilizado para definir as tendências pós-pandemia do mercado de trabalho e na rotina da população. Diversos cenários surgem nessa fase: se por um lado a retomada gradual já é uma realidade, muitas empresas também irão adotar o home office permanente e outras apostarem em inovações em diversos campos.
De acordo com levantamento da empresa Dentsu Aegis Network, 77% dos entrevistados já trabalha em planos para a recuperação por meio do uso maior de novas tecnologias. Outro estudo realizado pela empresa Toluna, 63,6% das pessoas acreditam na manutenção do trabalho remoto, da educação a distância (58%), na busca por novos conhecimentos (57%) e revisão de crenças e valores (49,6%).
No entanto, independentemente do projeto seguido pelas companhias é importante buscar o cuidado com o bem-estar e saúde dos colaboradores. Com o sentimento de incerteza, pânico e estresse em relação ao trabalho, é um desafio manter a mente equilibrada diante de tantas transformações. “Esse cenário com tantas dificuldades acaba produzindo novos gatilhos emocionais, levando muitas pessoas a focarem apenas no lado negativo e esperarem sempre o pior da vida num momento de crise global como esse”, diz a psicóloga Regina Tavares.
Segundo ela, esse é um dos pilares da inteligência emocional, tão discutida nos dias de hoje: a capacidade de saber lidar com os nossos sentimentos ruins e não permitir assumirem o controle da nossa vida. Pensando em como ajudar os gestores a lidarem melhor com esse “novo normal” e contribuir com a saúde mental de seus contratados no momento de retomada, Diogo Lara, fundador do Cíngulo, app de terapia guiada, listou algumas dicas.
Crie ações diferentes
Com a volta de todos à sede da empresa, é comum manter um distanciamento e um sentimento de deslocamento por parte dos funcionários. “Mesmo com todos os cuidados de saúde para prevenção do contágio, crie, inicialmente, atividades para a interação, descontração e se aproximarem de alguma forma. Como por exemplo um café de volta ao trabalho, almoço coletivo, massagem, kit de boas-vindas, entre outras iniciativas para sua equipe se sentir bem recepcionada”, comenta Lara.
Fique próximo da sua equipe
Alguns meses atrás, a adoção do home office exigiu adaptação de todos. No entanto, para o especialista, com a volta ao escritório serão necessários cuidados e atenção ao engajamento. Logo, é muito comum e normal a produtividade cair. “Ainda estaremos vivendo momentos de incertezas, medos e dúvidas, por esse motivo, estar próximo do seu colaborador será essencial. Até mesmo para você enxergar como está sua saúde mental e poder ajudar caso seja preciso”, sugere.
Continue motivando-os
Cada membro da equipe se adapta de forma diferente e gradativamente, os aspectos externos podem até impactar no engajamento. Por isso, os gestores precisam encontrar as melhores práticas para manter uma comunicação amigável e capaz de motivar. “Reveja metas e entenda o momento de cada um para evitar pressões desnecessárias capazes de prejudicar mais ainda. Incentive cada membro da sua equipe”, aconselha a especialista.
Seu time voltará ao escritório ou permanecerá a distância? Para ambos os casos, acompanhe as matérias e conteúdos do Nube para novas dicas e orientações. Assista também a nova edição do programa Conexão Ilimitada, da TV Nube, sobre o papel do líder após a pandemia para entender mais sobre esse tema e como agir diante dos novos desafios do mercado de trabalho.