Com o momento de crise causado pela pandemia do Covid-19, muitos profissionais foram desligados de suas empresas ou até mesmo tiveram de fechar as portas de seus empreendimentos. Isso geralmente se dá por falta de recursos e meios para trabalhar ou escassez de compradores para gerar os pagamentos.
A Internet como aliada
Para quem já estava sem uma colocação, a situação se tornou ainda mais alarmante, porque o ideal é não sair de casa e as possibilidades de ir até os locais para conseguir uma vaga foram extremamente reduzidas. “A melhor forma de comunicação agora é a Internet. Portanto, é preciso saber usar os recursos disponíveis e, mesmo com dificuldades, buscar voltar para o mercado”, afirma Madalena Feliciano, gestora de carreira e CEO da Outliers Careers e IPCoaching.
Reconsiderar oportunidades
Além de manter a cabeça no lugar, uma das principais dicas é aumentar sua rede de contatos, mesmo digitalmente. Conversar com quem não pôde dar atenção antes, se apresentar a novos profissionais e firmar parcerias é fundamental. Assim, você aumentará as possibilidades de conhecer novas vagas e ter sucesso.
Quem já se adaptou
Foi essa a estratégia de Leandro Barbosa: sem trabalhar há seis meses, ele optou, mesmo antes da pandemia, por investir mais em relações e conexões virtuais. “O LinkedIn é um foco muito grande para conseguir interagir com outras pessoas da minha área, sejam elas mais ou menos experientes em relação a mim”, conta.
Para ele, esse foi um diferencial. “Estava com dificuldades de encontrar oportunidades compatíveis, mas já estou aguardando a resposta de dois processos seletivos feitos à distância”, explica. Para ele, a realidade atual é bem diferente da rotina do mundo a qual estávamos acostumados. “Precisei me adaptar, porque senão sou deixado para trás”, comenta.
Atualize seu currículo e suas redes
Tirar um tempo para cuidar das suas redes sociais é interessante, afinal, elas refletem sua imagem. O que você mostra na Internet está de acordo com a carreira almejada? Está com tempo livre em casa? Este é um bom momento para focar nisso.
Treinar para as entrevistas on-line é fundamental, até porque as empresas têm usado as tecnologias para selecionar talentos. Portanto, é importante verificar sua conexão, orientar o pessoal de casa e estar preparado para atender às exigências modernas.
“Se aprimorar por meio de cursos e palestras digitais, principalmente aqueles com certificados por horas de estudo é uma ótima opção descontraída e produtiva ao mesmo tempo”, finaliza a especialista.
Portanto, siga as dicas e tenha sucesso! O Nube acredita em seu potencial!