Não é novidade para ninguém: além de infectar milhões de pessoas e ocasionar milhares de mortes, a pandemia do Covid-19 tem impactado também a economia global. No Brasil, por exemplo, segundo os dados mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o desemprego saltou para 12,9% em maio. Ainda, existia a expectativa em pesquisa da Reuters de uma alta para 13%.
Desafios da Sociedade 5.0
Diante desse cenário, o isolamento social tem o objetivo de combater a disseminação do vírus. Contudo, junto dele veio a mudança da rotina dos empregados por conta do home office. Então, milhões de brasileiros viram-se obrigados a se reinventar nesse contexto, repensar suas carreiras e a forma como equilibram a vida pessoal e profissional.
Para a mentora de carreira e psicóloga, Fernanda Tochetto, os novos desafios impostos na esfera profissional também são decorrentes de uma sociedade imersa em uma revolução tecnológica (conhecida como sociedade 5.0). "As transformações seriam graduais ao longo dos próximos dez anos, mas simplesmente já estão acontecendo", afirma.
Nesse sentido, muitos temem a substituição do trabalho humano por máquinas. No entanto, segundo Fernanda, em um conceito de sociedade 5.0 os sistemas inteligentes não devem ser considerados inimigos. Pelo contrário, “devem ser entendidos como aliados no processo de evolução social. Ou seja, como ferramentas para melhorarem a qualidade de vida e auxilarem nas entregas", complementa.
Logo, é urgente uma alteração de mindset para aproveitar dos recursos tecnológicos. Nessa crise, em especial, a necessidade de migrar para o digital tem chamado muito a atenção, de acordo com o CEO da IOUU, Bruno Sayão. “Isso pode ser muito difícil para alguns, mas vejo como um grande benefício para o mundo”, expõe.
Assim, fora de suas zonas de conforto, as organizações estão tendo de inovar mais rápido. “A digitalização teve uma aceleração repentina em relação a como vinha sendo introduzida nas empresas tradicionais. Então, se adequar a isso será um dos pontos determinantes de quais permanecerão de maneira competitiva no mercado”, finaliza Sayão. Isso impacta também quem deseja um espaço dentro dessas companhias.
Esteja atento ao mercado
Em vista disso, Fernanda elencou três pontos de atenção importantes para se manter alinhado ao mundo corporativo e dos negócios. Veja:
O nível de exigência do cliente atual está cada vez mais alto - conectado ao mundo, o consumidor pode adquirir qualquer coisa, de onde estiver. Dessa forma, para fidelizá-lo, a marca necessita surpreendê-lo e engajá-lo. Ou seja, “a companhia não pode aparecer apenas na hora de vender o produto. Ela precisa cuidar do comprador, auxiliá-lo e facilitar seu processo de compra", recomenda.
Planejamento de vendas - "é preciso construir uma estratégia de relacionamento para traduzir o propósito do empreendimento, agregando valor e gerando resultados", diz Fernanda. Para a mentora, o uso de tecnologias de informação (TI) junto às redes sociais é importante para conseguir identificar o usuário e seu desejo.
Gestão e inovação do negócio - esse ponto está associado à visão global da entidade, acessibilidade a informações e adaptação à velocidade das transições. Tudo isso, visando o crescimento exponencial. "É necessário ter clareza dos objetivos para realizá-los", afirma a psicóloga.
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