Nos últimos anos, a palavra resiliência tem sido uma das mais usadas e um conceito essencial para o mundo corporativo. O termo vem do latim resilire, significado para “retornar”. Atualmente, está fortemente associada à capacidade de cada indivíduo em lidar com seus próprios problemas e de ressignificar momentos difíceis. Com a pandemia do Covid-19, a habilidade se tornou ainda mais importante.
Para Flora Victoria, mestre em psicologia positiva pela Universidade da Pensilvânia, quem administra as emoções mais facilmente, consegue superar as dificuldades de forma rápida e obtém harmonia e equilíbrio na vida.
Para Juliana Caramelo, diretora de operações e novos negócios da LVBA Comunicação, posturas empáticas, compreensivas e gentis, entre gestores, colaboradores e clientes será o diferencial para o futuro dos negócios. “Antes de implementar qualquer estratégia digital, é preciso investir em uma mudança cultural dentro da organização”, ressalta.
Para a especialista, muitas das ações agora serão implementadas na base da tentativa e erro, mas muitas soluções criativas e inovadoras também podem surgir em meio ao caos. “Não deixe a crise roubar sua criatividade, aprenda a utilizá-la a seu favor”, sugere Juliana.
Para adotar um comportamento organizacional resiliente, a especialista destaca algumas orientações.
Saia da zona de conforto
Será primordial pensar fora da caixa e adotar novos formatos de venda. Além de oferecer serviços inovadores. “Independentemente do atual cenário, a experiência vivida fará a sociedade adquirir novos hábitos e comportamentos capazes de mudar a forma como pensamos as empresas e os negócios”, ressalta a diretora.
Engajamento
Para a especialista, uma das soluções é apostar nos colaboradores e em uma perspectiva mais positiva. “Engaje seus funcionários, ouça os seus consumidores e convide todos a pensarem em como ser resilientes nesse momento. Uso como exemplo o livro Poliana, de Eleanor Hodgman. Quando a obra foi escrita, em 1913, a ciência ainda não conhecia os efeitos positivos do otimismo na saúde física e mental das pessoas. Naquele período, muitos julgaram a personagem como alguém dotada de um esperança cega. A essa crítica, Eleanor teria respondido: nunca acreditei na negação do mal, da dor e do desconforto, apenas pensei ser muito melhor saudar o desconhecido com alegria”, ilustra Juliana.
A psicóloga Flora concorda com a importância do otimismo para a formação dos profissionais: “existem diversas formas de se trabalhar e ampliar essa habilidade, uma delas é identificando quais são os impedimentos dificultando o seu sucesso. Questione suas crenças limitantes e compreenda: os problemas do momento são temporários. Uma perspectiva mais esperançosa fará você se sentir mais forte”, aconselha.
Além disso, a especialista apresenta alguns dos principais atributos dos colaboradores resilientes: “são as pessoas capazes de promover mudanças para atingir suas metas e das empresas, possuem capacidade de tomarem decisões de forma rápida, costumam usar o bom humor e confiam em si mesmos. O futuro exige funcionários com a facilidade para solucionar conflitos e com aptidão para desenvolver suas experiências de vida. Desenvolver esse tipo de comportamento ajuda nos relacionamentos, no trabalho e na vida em geral”, finaliza Flora.
Portanto, se você deseja ser um profissional bem sucedido, busque sua força interior e aprimore sua capacidade de ir além. Conte com o Nube para isso!