As mudanças ocorridas na vida profissional e pessoal diante do cenário global de pandemia demandam novas formas de pensar a rotina. Uma das preocupações das empresas é com a o bem-estar dos contratados atuando remotamente. Assim, elas investem em ações para cuidar dos funcionários.
Os chamados benefícios invisíveis impactam diretamente no bem-estar e produtividade do empregado. Segundo estudo da Future Workplace, 67% dos trabalhadores afirmaram ser mais eficientes em locais nos quais existe a promoção de uma atmosfera saudável.
Assim, para aproximar e reter gente qualificada, é preciso se preocupar com a saúde física da equipe, bem como promover a liberdade para propor novas ideias. Em tempos de trabalho remoto integral, também é preciso se atentar para as condições do funcionário em casa.
Conforto
A Veracel Celulose, localizada em Eunápolis (BA) realizou uma série de inovações e adaptações nas jornadas laborais. "Tem sido essencial estar mais próximo das pessoas. A comunicação é fundamental para engajar, alcançar maior aproximação e fortalecer o cuidado genuíno com todos, colaboradores e sociedade", afirma Andreas Birmoser, diretor presidente da Veracel. O diálogo foi a estratégia utilizada para garantir o bom desempenho das novas iniciativas, pois houve necessidade de introduzir várias mudanças e novas rotinas em curto tempo.
Para garantir a manutenção da integridade e maior segurança nesse expediente doméstico, a companhia providenciou o "kit home conforto", composto por teclado, apoio de pé, cadeira, mouse e fone de ouvido, entregues na casa de cada membro do staff em home office. A empresa oferece também um complemento do vale alimentação, correspondente ao valor das refeições as quais, antes da pandemia, eram feitas no restaurante da empresa. Esse reforço auxilia na compra de alimentos.
Programa de cuidado
A Nestlé mantém o Programa de Qualidade de Vida amparado em ações coordenadas de nutrição, atendimento psicológico e ginástica laboral. Além disso, adotou uma série de ações digitais e serviços remotos para apoio às equipes, com algumas delas estendidas aos familiares.
Em um mês, a adesão ao benefício aumentou em torno de 50%. "Nosso grande desafio foi fortalecer o projeto rapidamente. O normalmente feito em seis meses ou um ano, fizemos em poucos dias, na agilidade necessária para as iniciativas serem ampliadas e estendidas a todos os colaboradores. A prioridade é a saúde física e mental dos nossos times", ressalta Enrique Rueda, VP de RH da Nestlé Brasil.
Entre as vantagens, desde março os funcionários têm acesso a psicólogo e nutricionista via e-mail, WhatsApp ou Skype. Anteriormente, os atendimentos eram somente presenciais, na Sede da Companhia, em São Paulo (SP). Com o novo momento, houve a recomendação para consultas remotas e a corporação ampliou os serviços.
"Disponibilizamos o atendimento virtual para todo o Brasil para as orientações chegarem a um maior número de pessoas, entre outras medidas. Estamos diante de uma jornada sem prazo para acabar e não medimos esforços para assegurar bem-estar, saúde e segurança aos nossos funcionários", finaliza Enrique.
Portanto, cuide das pessoas e tenha sucesso! Se precisar de mais dicas sobre esse e outro temas corporativos, continue acompanhando as atualizações do blog do Nube! Diariamente publicamos novos conteúdos voltados para o seu crescimento profissional. Por exemplo, você sabe a importância e as melhores estratégias para facilitar a comunicação nas empresas? Falamos sobre isso nessa matéria.
Boa sorte!