Com a pandemia do novo Covid-19, adaptações foram necessárias em todos os aspectos, principalmente em como lidamos com os planos futuros e negócios atuais. Diante desse contexto, é fundamental entender: como cultivar um mindset, mentalidade, inovador diante de um mercado em crise?
Para Carolina Horai, assessora de estratégia da empresa júnior de engenharia da USP - Universidade de São Paulo, o atual momento é um período com constantes modernizações se tornando prioridades. "Independentemente de quais sejam as dores de uma corporação ou o estado de maturação no qual se encontra, a inovação se tornou uma necessidade nos últimos anos, seja para se sobressair ou para se manter em uma posição de destaque em um cenário competitivo”, afirma a especialista.
Diante disso, Carolina lista algumas das principais posturas para se evidenciar:
Adaptação
Todo o tempo as instituições seguem novos procedimentos, por isso, é preciso acompanhá-las e se adaptar às demandas do momento. "Você pode encontrar uma maneira diferente de vender um produto ou conquistar um cliente. Adequar o seu serviço às imposições do mercado ou repensar a estrutura e organização para potencializar a capacidade produtiva dos seus colaboradores", explica Carolina.
Não tenha medo
Para a assessora, vivemos bloqueados por uma cultura marcada pelo medo e o importante é destruir esses impasses antes de reconhecer novos caminhos. "A principal maneira de se implementar uma mentalidade inovadora é incentivando atitudes transformadoras dos funcionários. Na grande maioria das vezes, o potencial criativo de uma empresa pode ser bloqueado pelo temor gerado em um ambiente contrário ao erro, diante disso, as pessoas têm medo de propor ideias novas e arriscadas", finaliza.
Dê o seu melhor
Segundo estudo divulgado pelo Grupo Consumoteca, 57% dos entrevistados acreditam ser preciso reinventar a carreira nos próximos anos. Para o escritor, Uranio Bonoldi, no entanto, os dados não devem ser interpretados como algo negativo: “é possível tirar daí algo positivo, pois a tecnologia nos brindou com grandes facilidades e conquistas. As exigências mudam com maior velocidade e precisamos estar atentos em oferecer a melhor solução para nossos clientes e para as empresas nas quais trabalhamos.”
Autoconhecimento
Ainda de acordo com a pesquisa, 75% dos brasileiros estão em busca de autoconhecimento. O especialista aponta como a característica é benéfica para o indivíduo e para o destaque profissional. “Essa é a base para as boas escolhas e decisões difíceis. O conhecimento de nossos valores é de fundamental importância neste processo de identificação de práticas relevantes, consequentemente, para nosso propósito de vida e, é claro, isso afetará de forma otimista os outros”, ressalta Bonoldi.
Para ele o ato de conhecer a si mesmo começa com um série de perguntas e a percepção de ser um processo contínuo e diário. Dentre as principais indagações, busque se questionar quais atividades te fazem feliz, seus pontos fortes e fracos entre outras. “Tendo essas respostas, você saberá seus gostos e passará a trabalhar satisfeito. Com certeza, estará atingindo o maior número possível de pessoas de forma favorável”, aconselha o especialista.
Outra dica importante para quem deseja se distinguir no mundo corporativo é buscar especialização e aprendizados constantes. Por isso, acompanhe as matérias e conteúdos do Nube. Assim, você fica por dentro das principais tendências do mercado e aprende novas formas de evidenciar seu profissionalismo.