A pandemia de coronavírus já se tornou uma realidade no mundo todo e está impactando fortemente a economia. De acordo com a Capital Economics, a propagação da doença custará à mais de US$ 280 bilhões nos primeiros três meses do ano, encerrando uma série de 43 trimestres de expansão global.
Entretanto, em tempos de turbulência, o profissional pode fazer algo para reverter esse quadro e ainda apresentar um bom desempenho em suas funções? Para Susanne Anjos Andrade, especialista em desenvolvimento humano, o grande segredo nesse momento será o uso das softs skills, as habilidades não-técnicas de cada indivíduo. “Em tempos como o atual, é hora das pessoas se reinventarem. Para quem ainda não digitalizou seu negócio, chegou o momento de lançar mão de ferramentas tecnológicas - como WhatsApp, Zoom, Skype, entre outros. Além dessas ferramentas, é preciso aprimorar as capacidades socioemocionais para enfrentar a crise e, além disso, sair dela com um saldo positivo”, explica.
Abaixo, a especialista indica quatro questões essenciais para esse cenário desafiador:
Empatia
É preciso entender e respeitar os obstáculos e dificuldades de cada um. “A empresa onde você trabalha deverá passar por um momento complicado e muitas terão queda de faturamento. Como funcionário ou estagiário, devemos nos colocar no lugar da companhia, também, para ajudar nesse processo”, recomenda.
Colaboração
Vivemos na era da cooperação, então, é o momento tanto de oferecermos ajuda, quanto de aprendermos a buscar apoio quando precisarmos. “Estamos todos no mesmo barco, é hora das pessoas se “darem as mãos” para saírem desse processo difícil. Para isso, é fundamental ter e exercitar o espírito de equipe”, diz.
Flexibilidade
As coisas serão feitas de outra forma agora, por isso, é preciso estar aberto ao novo. “Trabalhávamos de um jeito, de maneira presencial e agora vamos precisar flexibilizar os processos. Eu mesma dou aulas nos cursos de MBA e tive de reformular todo o conteúdo para ensinar on-line, utilizando os recursos disponíveis para passar a mesma mensagem dada nos encontros presenciais”, exemplifica a especialista.
Inteligência emocional
Precisamos desenvolver nosso “mindset” para entender o saldo positivo a ser tirado desse contexto. “É hora de deixar de lado a queixa, a reclamação e partir para a solução. O que eu farei para mudar a situação? Vamos enxergar os ganhos desse período, como, por exemplo, estar mais próximo dos colegas de trabalho, mesmo de forma virtual. As crises têm o poder de unir as pessoas. É o momento de usar a criatividade e reinventar as relações de trabalho”, conclui.
Para o consultor de RH, Sílvio Tavares, de Campinas, o período de instabilidade vai ser um obstáculo a ser superado. “Temos de reunir as staffs, ter um diálogo aberto sobre a real situação da organização para poder construir resoluções duradouras e assertivas”, compartilha.
Portanto, se atente a isso para enfrentar as adversidades sem grandes dificuldades. Saiba mais aqui!