A Internet trouxe diversos benefícios nos mais diversos aspectos da vida cotidiana de todo o mundo. Alguns recursos foram e são cruciais para fortalecer interações. Um dos meios de fazer networking, procurar oportunidades e crescer profissionalmente é por meio das redes sociais.
O Linkedin é o portal mais eficaz no meio profissional. Por esta razão, Guilherme Fernandes, CEO da Alexander Hughes, preparou cinco dicas de marketing pessoal para as pessoas se destacarem no meio da multidão de perfis na plataforma.
1. Na descrição principal, comece com suas experiências. Ressalte suas paixões e quais atividades você faz bem, evitando as vivências organizacionais. Exemplos: “fui executivo de tal empresa...” pode ser substituído por “fiz trabalhos expressivos para reduzir custos e diminuir perdas”, “sou apaixonado por resultados”. “Isso tende ser mais efetivo. Só depois vêm as descrições das empresas nas quais atuou, por ordem cronológica e com logo”, orienta. O ideal é montar as informações tanto na versão em português, quanto em inglês. Lembre-se: é necessário dedicar um tempo para montar essa apresentação com informações relevantes apresentadas com coesão.
2. Para ser visto, é extremamente importante criar conteúdo. Os materiais originais são sempre os mais visualizados. Uma estratégia para quando for repassar esse tipo de produto é acrescentar exemplos de vivência relacionados ao assunto. Exemplificando: “este artigo é interessante, mas eu tive uma experiência diferente...”. Assuntos polêmicos devem ser evitados, tais como temas políticos, pois são pouco relevantes no contexto organizacional.
3. Pensar na foto a ser colocada no perfil, pois sua imagem comunica quem você é. Uma selfie ruim ou inapropriada pode causar impactos negativos.
4. Caso esteja usando a rede para buscar uma vaga evite colocar “em transição de carreira”. Não há companhias em busca de pessoas em mudanças de trajeto ou a quem informa estar “disponível no mercado”.
5. “Ao escrever sobre suas passagens em instituições, costumo dar a dica de mostrar o bolo sem dar a receita. Mencione resultados significativos obtidos sem contar em detalhes como foram conseguidos”, orienta. Isso fomenta a curiosidade em saber quais ações e atitudes levaram ao resultado exitoso.
Lucio Marques acredita na importância do marketing pessoal para conseguir atrair os empreendimentos certos até seu perfil. Por isso, ele já fez cursos nessa área e pediu a ajuda de seus professores para saber como se tornar mais compatível com seu ramo de atuação. “Na área de comunicação, principalmente, se atentar a isso é imprescindível. Tudo se relaciona à sua imagem e às informações transmitidas por você para o mundo”, compartilha. Atualmente, ele termina sua graduação em marketing, na Unicamp.
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