A roupa, o caminho a ser tomado, o tipo de mensagem emitida... tomamos decisões todos os dias, desde o momento no qual despertamos. Durante grande parte do tempo, escolhemos centenas de coisas aparentemente sem importância. Mesmo assim, elas fazem a diferença em nossa rotina profissional e também na vida pessoal.
Nossas resoluções interferem também no coletivo, visto vivermos em sociedade. Segundo o professor de MBA Luciano Salamacha, na maioria dos casos as elas são automáticas. “O cérebro faz escolhas baseado em experiências anteriores, costumes locais, cultura ou construção psicológica, momento hormonal e até mesmo em nossa genética”, afirma.
Dicas
Contudo, como tratar os grandes vereditos profissionais, por exemplo? Não há como prescrever uma receita imune a falhas, mas há métodos os quais nos aproximam de mais acertos. Assim, Salamacha recomenda dez passos para fazer definições mais assertivas:
1) Tenha uma mente aberta para coisas novas.
2) Questione as deliberações rápidas.
3) Nunca decida com base apenas no próprio ponto de vista.
4) Meça as consequências, as perdas e os ganhos.
5) Visualize ficará a sua vida, a dos seus companheiros e o seu trabalho diante da atitude.
6) Cuidado com o pessimismo.
7) Tenha prudência; decidir bem é pensar racionalmente.
8) Estabeleça prazo para a tomada de uma decisão, pois o tempo de hesitação pode te deixar para trás.
9) Pense em cenários incertos.
10) Decida por meio dos seus valores, confie na sua visão e na sua vivência.
Na visão de Roberta Marques, analista de treinamento em Goiânia (GO), as orientações são válidas. “As empresas procuram perfis assertivos, capazes de resolver problemas por conta própria, sem precisar consultar os supervisores o tempo inteiro. Assim, é relevante saber se posicionar”, explica.
Conte com o Nube e boa sorte!