A Geração Z compreende as pessoas nascidas entre 1997 e 2012. Atualmente, ela está ingressando no mercado. Contudo, segundo pesquisa da ServiceNow, esse grupo está desafiando estereótipos no mundo corporativo. Assim, é preciso entender as estratégias para reter essas pessoas na organização.
De acordo com o estudo, a faixa geracional mencionada reconhece a promessa do high tech de melhorar as vivências laborais. Além disso, prefere interações pessoais com os gerentes e deseja aprender com as outras faixas etárias, bem como ajudá-los a terem uma mente mais aberta.
“Eles representam o futuro do trabalho. Enquanto as empresas conduzem a transformação digital, a qual afeta os ambientes e as experiências de todos os funcionários, é fundamental entender, em vez de estereotipar, nossa nova geração de colaboradores”, explica Pat Wadors, Chief Talent Officer da ServiceNow.
Veja os resultados do levantamento:
- Para 69% dos colaboradores Z, a vida profissional deveria ser tão fácil quanto a doméstica.
- Cerca de 54% ambicionam usar redes 5G no ofício.
- Um total de 53% de entrevistados almejam usar dispositivos conectados/inteligentes no escritório.
- Uma média de 43% esperam usar tecnologia vestível (wearable) e ferramentas de IA na companhia.
Além das inovações
Assim, os mais jovens não apenas trazem fluência digital para o espaço empresarial, mas desejam ter facilidade e simplicidade com os recursos engenhosos aplicados à função, assim como já ocorre em suas vidas pessoais. Querem também relacionamentos humanos com os colegas e feedbacks construtivos do nível gerencial.
Logo, o principal desafio no trato com as diferentes idades é saber gerenciar as diferenças e atender às demandas, proporcionando um convívio saudável e produtivo. “A melhor forma de evitar os conflitos é por meio do diálogo e sensibilidade com as divergências”, afirma Josélia Lima, estudante de Direito da Devry Metrocamp, em Campinas (SP).
Então, invista nos novos profissionais e tenha bons resultados!