As inovações tomaram conta da vida dos estudantes. Músicas, mensagens, vídeos, textos... tudo na palma da mão em apenas um toque. Os sites de busca respondem, resolvem e informam, a cada dia mais, facilitando o acesso à informação. Saiba mais!
Se inserida de forma contextualizada, a tecnologia é uma grande aliada do instrutor no processo de ensino-aprendizagem. É a visão da coordenadora pedagógica do Colégio Champagnat, de Ribeirão Preto (SP), Juliana Christina Rezende de Souza. Ela utiliza esse recurso para acelerar a absorção das matérias e tornar suas aulas mais atrativas.
“Quando usamos ferramentas diferentes para trabalhar os conhecimentos com os alunos, ampliamos a possibilidade de ter sucesso, de alcançarmos os objetivos em sala de aula de maneira significativa e com engajamento”, afirma Juliana. Diante dos bons resultados obtidos, a especialista dá dicas para aproveitar as modernidades de forma eficiente:
- Tablet: o dispositivo auxilia na exploração dos temas curriculares, dependendo do recurso disponível. Pode ser útil também na realização de testes, atividades e simulados controlados e monitorados pelo professor.
- Lousa digital: serve para ministrar aulas em todas as disciplinas, a ferramenta também disponibiliza escopos específicos para auxiliar o docente na hora de trabalhar o material em classe. Esse recurso facilita o entendimento por parte dos escolares, pois trabalha o objeto de maneira mais visual, por meio de gráficos, desenhos e demonstrações mais dinâmicas.
- Aplicativos interativos: seu uso voltado para o desenvolvimento dos discentes pode ser empregado e é compatível com diversas plataformas. São instrumentos úteis porque despertam o interesse com sua interface gamificada (em formato de jogos).
- Celular: pode ser utilizado como ferramenta em benefício do aprendizado dentro da sala de aula, se essa for a abordagem da escola. O educador tem a chance de realizar atividades específicas para interagir com o aluno, por meio de programas educacionais.
Na visão de Bruna Lopes, acadêmica de Sustentabilidade e Responsabilidade Social, muitos dependem da comunicação e sistemas de apuração a todo momento. “Então, só deriva da maturidade de cada um saber a hora de deixar o smartphone de lado e prestar atenção”, opina.
Considerar esses dispositivos para interatividade estimula e aproxima o estudante do conteúdo de forma mais sensorial, em consonância com seu mundo fora do colégio, levando a uma aprendizagem significativa.
Conte com o Nube e boa sorte!