Durante uma seleção, também são ponderados os quesitos comportamentais. Desse modo, existem algumas atitudes as quais devem ser evitadas no ambiente corporativo e, inclusive, durante entrevistas. Veja quais são!
Para a especialista em RH, Flavia Macedo, de Campinas, alguns costumes são avaliados justamente para descobrir se o perfil do candidato se adequa à vaga ou à empresa contratante. “Se é uma oportunidade para uma posição onde o profissional deverá atuar em equipe, por exemplo, aplicamos testes relacionados a isso e vemos o seu desempenho. Se o indivíduo não apresentou uma boa habilidade comunicacional e nem soube interagir com os companheiros, isso já será um aspecto considerado”, conta.
Além do nervosismo compreensível, é comum ser avaliada a sua postura. “A apresentação pessoal é fundamental. Ficar com uma pose mais relaxada e informal pode não ser a melhor escolha, dependendo da posição pretendida”, alerta. Ela ressalta a importância do português, afinal, segundo o Nube, quase metade dos concorrentes são eliminados por deslizes gramaticais. “Capacidade de diálogo, de formular e transmitir uma ideia, bem como sua habilidade de interpretação de informações são critérios-chave para os recrutadores”, orienta.
Lílian Tavares estuda administração na Universidade Estácio, em Brasília. Para ela, demonstrar proatividade e simpatia durante esses processos é essencial. “Preciso transmitir meus pontos fortes e tentar controlar a ansiedade para não acabar prejudicando minha imagem”, conta.
Por isso, siga essas dicas e cresça profissionalmente. O Nube torce por seu sucesso!