O mercado tradicional ainda falha na readaptação das mulheres após a licença maternidade. Assim, elas procuram alternativas para continuarem empoderadas profissional e financeiramente. Considerada uma das comunidades de maior impacto global, a Maternativa promove ações para incentivar as empresárias. É primeira startup voltada ao empreendedorismo materno no Brasil. Saiba mais!
A rede é pioneira ao discutir a relação de mães com o mundo corporativo. Criada em 2015, conta com mais de 24 mil curtidoras em sua página no Facebook, trocando informações relevantes sobre trabalho e universo das genitoras. Ela acaba de ser selecionada para o Facebook Community Leadership Program.
Um exemplo das ações é a feira de exposição dos produtos das participantes, com como cursos gratuitos, networking, espaço para as crianças, gastronomia, rodas de conversas, workshops, entre outras atividades. O objetivo é dar visibilidade às empresas maternas, fomentar o consumo de suas produções e estimular uma economia criativa, colaborativa e consciente, favorecendo o empoderamento financeiro de mulheres mães.
“É um momento muito importante de encontro da nossa rede virtual. É um período de expandir as fronteiras e atingir mais público, além de conhecer de perto e fortalecer o serviço incrível dessas mulheres localmente”, conta Vivian Abukater, sócia da Maternativa, em Brasília (DF).
Para Fernanda Melo, mestranda em História, esse tipo de iniciativa traz esperança para a parcela feminina da população. “Devido ao processo histórico patriarcal, muitas vezes ainda recai sobre a mulher toda a responsabilidade pelos filhos. Essa visão afeta os empregadores, os quais, salvo exceções, enxergam a colaboradora como alguém ausente por causa dessa carga extra”, afirma.
Conte com o Nube e boa sorte!