A inteligência emocional é um aspecto extremamente bem visto por líderes e recrutadores nos profissionais em busca de uma vaga. Afinal, saber administrar seus sentimentos a fim de ter um bom desempenho no dia a dia é essencial para crescer na carreira e se destacar.
Segundo a psicóloga, coach e fundadora da Viva Desenvolvimento Humano, Marcia Ramires, as emoções estão presentes em todos os momentos da vida, aparecem em qualquer lugar ou hora. No ambiente profissional, não poderia ser diferente e, justamente por dedicarmos grande parte do nosso tempo à esse contexto, devemos nos atentar ainda mais. “Com o autoconhecimento, você já está desenvolvendo um dos pilares da habilidade de lidar com suas percepções”, conta.
Portanto, segundo a especialista, para reconhecer todas as suas reações, é preciso observar em quais contextos elas aparecem. “Experimente anotar por uma semana as circunstâncias por trás de cenários estressantes. Depois desse período, faça uma análise e veja os padrões estabelecidos. O próximo passo é gerar ações para trabalhar essas sensações”, explica.
Desse modo, Marcia reforça a relevância de também aprimorar seu autocontrole. “Nada em excesso faz bem, por isso ele é muito importante para a canalização do foco pretendido para sua vida, principalmente para ter sucesso”, afirma.
Carlos Vieira já passou por dificuldades em gerenciar essas capacidades em sua rotina. “Quando comecei meu estágio, minha realidade mudou e eu ficava muito estressado. Grande parte das vezes, isso me fez mal”, relata. Ele cursa engenharia civil na Universidade Presbiteriana Mackenzie, em Campinas e diz ter melhorado essa questão. “Me sinto mais confiante e equilibrado para administrar todas as minhas responsabilidades”, conclui.
Sendo assim, se atente a esse assunto e busque melhorar continuamente. O Nube acredita em seu potencial!