Com o número cada vez maior de pessoas formadas e com formação técnica ou teórica para executar tarefas no universo organizacional, gestores e recrutadores têm analisado outros aspectos na contratação de profissionais. Nesse sentido, se atentar a questões como a proatividade é essencial.
Essa capacidade se insere no conceito de soft skills (habilidades comportamentais), tema extremamente importante nesses últimos anos. Para Paula Silva, consultora organizacional, de Ribeirão Preto, não adianta ter uma bagagem de conhecimento, mas não saber como aplicá-la. “Os supervisores sentem a necessidade de analisar se o colaborador tem uma boa comunicação, se é organizado, predisposto, pois isso realmente faz a diferença”, explica.
Ainda de acordo com a especialista, quem quer destaque em meio à alta competitividade, não pode se esquecer dessa questão. “Quem se mostrar mais versátil para lidar com as adversidades cotidianas do mundo empresarial, certamente terá maior atenção do contratante”, defende.
Julio Pereira não se contentou com pouco: está sempre na procura de cursos os quais possam dar um up no currículo e, além disso, prepará-lo melhor para quando ingressar no mercado. Atualmente, ele estuda administração na Universidade Cruzeiro do Sul, em São Paulo. “A quantidade de alunos se graduando todos os anos é realmente grande e, para eu conseguir uma vaga, preciso saber como me diferenciar da multidão”, conta.
Portanto, mantenha-se sempre atualizado com as demandas de quem está em busca de candidatos. O Nube torce por você!