O humor é um estado de espírito, muitas vezes, utilizado a favor da vida e das relações. No trabalho é essencial, pois profissionais com alegria em seu jeito de se relacionar com as pessoas ao seu redor fazem toda a diferença. Saiba mais em nossa matéria.
Um ambiente de trabalho sadio exerce grandes influências sobre todos da equipe. “Na empresa, por exemplo, isso faz diferença na qualidade da comunicação interpessoal e na construção de trocas mais positivas com os colegas e clientes”, diz José Luiz Martins, um dos criadores do Empório da Palestra.
Freud, o pai da psicanálise, define o espírito cômico como “o mais elevado grau de sofisticação do ser humano”. Logo, indivíduos contentes atuam com maior entusiasmo e geram mais resultados. "Hoje, muitas companhias já perceberam a importância de investir em seu capital humano e estimulam seus empregados a mostrarem seu lado descontraído em algumas situações do dia a dia", avalia Kim Archetti, especialista em comunicação verbal e CEO & Founder do Awakim Academy, no Paraná.
Rir de si mesmo é uma das qualidades mais raras e auxilia a enfrentar as dificuldades. Nem todos já acordam com o pé direito, todavia, não é recomendável um mau humor gratuito, o qual, por onde passa, contamina e estraga o clima dos departamentos e a motivação dos colaboradores.
Por isso, o ideal é a harmonia ser construída conjuntamente por todos. Você está fazendo sua parte?