O empreendedorismo tem ganhado cada vez mais espaço no Brasil, mas a capacitação e a especialização de quem atua nesse segmento ainda precisa de melhorias. Uma das formas de trabalhar esses pontos é por meio do autoconhecimento. Entenda melhor em nossa matéria!
Para Flávio Vinte, “é necessário cada um identificar seus pontos fortes e limitações e também dos seus negócios, para conseguir mudar comportamentos e explorar ao máximo todos os potenciais”, explica. Listado pela Forbes como um dos jovens abaixo dos 30 anos mais influentes do país, Vinte fundou a Vivaçúcar, com sede em Belo Horizonte, a qual fatura mais de R$ 30 milhões por ano. Logo, destaca a importância e o papel do empreendedor nos negócios, sobretudo quanto ao entendimento sobre o ramo de atuação.
Peter Drucker diz em seu livro Managing Oneself (Gerenciando-se, em português) ser preciso muito mais energia e trabalho para ir da incompetência para a mediocridade, se comparado a sair de um patamar considerado bom para a excelência. “Nesse ponto sigo minha filosofia, é necessário se autoconhecer, para poder explorar algo no qual se é bom”, explica.
De acordo com o especialista, um dos erros comuns é a confusão na hora de estabelecer as prioridades, “Muitas pessoas querem alcançar objetivos antes de saber se estão dentro do seu perfil. Não é possível, por exemplo, ter ordem e progresso ao mesmo tempo. Primeiro precisamos da ordem, aprender quem somos e onde queremos chegar. Para depois progredir para sua meta”, diz.
Se entender, além de beneficiar os projetos, auxilia na sensibilidade e na percepção das pessoas ao seu redor. Essa qualidade adquirida proporciona o aperfeiçoamento das equipes, possibilitando a cada indivíduo mostrar o melhor de si. Para o coach, Rodolfo Vasconcellos, “com mais propriedade sobre si, autenticidade e produtividade, você desenvolve as atitudes necessárias para ter foco, planejamento e ação”.
Então, entender melhor sobre suas peculiaridades?