Cada vez mais, planos na gaveta, como o sonho de criar uma marca ou de ter o próprio negócio, se concretizam no mercado brasileiro. No entanto, a falta de planejamento e de uma avaliação mais criteriosa pode ser um “balde de água fria” na vida de quem quer inovar e conquistar clientes no ramo escolhido.
Para o diretor geral da People+Strategy, João Roncati, esse alerta serve tanto para funcionários com a intenção de sair de seu trabalho, quanto para empresários com o objetivo de mudar de segmento. Ambos precisam analisar algumas questões para tomar tal decisão.
“Quem tem uma boa idéia não pode se antecipar e mudar sua vida profissional de uma vez, apenas porque acredita ter o melhor produto ou serviço a ser oferecido”, esclarece Roncati. Decidindo abrir uma empresa, o futuro empreendedor deve estar ciente sobre a necessidade de estudar o nicho, pesquisar o investimento ‘de partida’, entre outras ações.
O especialista ainda enfatiza a importância do planejamento. Segundo pesquisa do Sebrae sobre a causa mortis das organizações, metade dos estabelecimentos abertos no país fecham em até quatro anos, em média. O motivo principal é a falta de preparo antes de entrar em ação.
Para Roncati, essa é uma falha comum nesse meio, portanto, exige cuidado e atenção para não correr riscos. “Mesmo com entusiasmo, dedicação, vontade de encarar desafios e com uma equipe parceira, a corporação não vai para frente. Organizar o esforço é vital”, alerta.
Ao lado de um colega de faculdade, o carioca Yuri Szaniecki, trabalha desenvolvendo negócios no YouTube, entre eles: um mercado de moeda de videogame líder no Brasil e uma linha de roupas. O jovem se encontrou no mundo digital e diz não haver limite para a capacidade e criatividade. “A Internet permite a todo tipo de conteúdo ser apresentado, basta ter capacidade para monetizar a exposição do seu trabalho e atrair outros meios de renda”, considera.
Por isso, Roncati aconselha estar atento aos detalhes, pois eles farão total diferença no sucesso de seu negócio! Boa sorte!