Segundo pesquisa da Revista Forbes, a escrita é a habilidade mais apreciada no mundo dos negócios. O resultado foi divulgado depois de uma seleção feita com centenas de profissionais para posições em áreas como TI, vendas, marketing, orientação de carreira, docência e administração em geral. Saiba mais!
Na visão de Thiago Jorge Ferreira, professor de Língua Portuguesa e Produção Textual do Colégio Marista Ribeirão Preto (SP), a competência influencia em toda a oratória. “Certamente, a comunicação pode ter várias formas, como vídeos, fala, telefonemas, ilustração, mensagens de texto, e-mail, sinalização, publicidade, blogs, entre outras. Contudo, para desempenhar bem qualquer uma delas é preciso ser hábil na escrita”, explica.
Para ser capaz de desenvolver uma boa redação, é necessário ler muito, praticar, revisar e receber feedback. Além disso, é relevante dominar o tema a ser abordado, conhecer as regras gramaticais, ter curiosidade, empatia e ser objetivo. Assim, veja as dicas de Ferreira:
1. A primeira frase é a mais importante. Use-a de de forma a impactar quem lê.
2. Não instrua o público ao óbvio, apenas conte logo a história.
3. Seja compreensível. Lembre-se: o leitor não tem a sua bagagem.
4. A maioria dos adjetivos é dispensável, ainda mais quando não ajudam a contar a história.
5. Não use palavras repetidas. Procure sinônimos.
6. Aspas, quando não usadas para destacar falas, só mostram insegurança.
7. Não deixe advérbios enfraquecerem o seu conteúdo.
8. Fuja de expressões clichês.
9. O excesso de linguagem técnica é usado para disfarçar falta de exatidão. Evite.
10. Se você não tem mais nada para dizer, finalize.
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Boa sorte!