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Desenvolva uma cultura ética em seu negócio 

Notícia | 30/01/2019

Vinícius Lima

Adequar colaboradores às culturas de um empreendimento pode ser difícil para quem é gestor. Entretanto, tomar algumas medidas para definir quais aspectos devem ser realçados e quais precisam ser evitados, é fundamental. Afinal, somente quando se há sintonia entre os interesses da equipe e da organização, é possível obter resultados.

Pensando nisso, Renato Santos, sócio da S2 Consultoria, levantou algumas dicas para quem quer melhorar essa questão. São elas:

1. Deixe as regras claras por escrito. Em um jogo, quando as ordens não estão claras desde o início, cada um decide o caminho a seguir. Aqueles mais à frente terminam impondo as próprias normas e influenciando quem vem logo atrás.

2. Observe o dia a dia da sua organização. Para criar hábitos éticos de fato, é necessário analisar o cotidiano da instituição vivenciado pelo time e qual ambiente precisa ser construído.

3. Considere os costumes do lugar onde a corporação está. Levando em conta o contexto do nosso país, é inevitável falar do “jeitinho brasileiro”. Geralmente associamos o termo com atos de corrupção ou algo do gênero, mas ele está inerente em outras ações também, como quando um trabalhador gasta horas do seu tempo para navegar em redes sociais. Esse comportamento pode prejudicar o desempenho de quem está sendo justo com sua carga laboral.

Ana Carolina é administradora, em Campinas. Em suas experiências no mercado de trabalho, ela conta: “estagiei em dois lugares distintos e trabalho como analista em outro, hoje. Apenas no cargo atual, tive diretrizes objetivas a seguir, as quais se encaixam com o meu perfil e com meus planos para o futuro”, diz.

Para ela, essa questão é fundamental para se sentir motivada com suas atividades e obrigações. “Ter uma comunicação forte com os supervisores e diretores me faz pensar no quanto a ética é respeitada por aqui”, conclui.

Portanto, se atentar a essa questão em uma companhia pode ajudar a obter desempenhos satisfatórios da staff.  

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