Ter uma rede de contatos ao longo de sua carreira é fundamental, principalmente quando o assunto é um novo negócio, ou uma oportunidade de trabalho. Quando as pessoas não te conhecem, algumas portas podem demorar a se abrir. O hábito não é nenhum bicho de sete cabeças e pode ser diariamente praticado.
Leila Duarte é administradora e lembra como a ferramenta é antiga. “Desde criança podemos perceber o networking. Quando nossa mãe precisava de um salgado de festa de última hora? Corría atrás de fulana, a qual fazia o melhor petisco do bairro. Um ajuste na calça? Era só falar com a siclana, a costureira mais famosa da região”, explica. Em sua opinião, isso ocorria, pois essas pessoas eram conhecidas, justamente, por sempre serem simpáticas e cordiais, ótimas em sua função e saberem manter relacionamentos.
De fato, essa é a base da habilidade. Em meios nos quais a tecnologia toma conta, há cada vez menos tempo para desligar a tela do celular ou computador e dar mais atenção a quem nos rodeia. “É uma época de muita exposição virtual. 'Likes’ no Facebook valem muito e WhatsApp é sinônimo de venda fechada. Contudo, acabamos nos esquecendo de coisas simples e importantes para o avanço da nossa carreira”, afirma Janaína Paes, mentora e especialista em marcas pessoais em São José dos Campos.
Pensando nisso, ela listou algumas atitudes essenciais:
Relacione-se – é preciso ser interessante e não interesseiro! Leia, consuma conteúdo e seja bem informado!
Tenha um mapa de pessoas estratégicas – é importante você conhecer a história do seu mercado, quem são os pioneiros, as maiores referências, crie a oportunidade de aproximação com esses players.
Participe de eventos – isso ajuda a fortalecer sua imagem.
Não tenha medo de errar – aprendemos com as falhas, então não tenha medo de corrigir a rota ou de recomeçar de onde parou.
Ter felicidade – exige clareza do seu centro de força e acima de tudo saber os seus porquês e seu “por quem”.
Mantenha uma rede social atualizada para fortalecer sua marca pessoal, mas não se esqueça do tête-à-tête. “Seguindo essas dicas, você terá mais chances de alcançar seus objetivos”, finaliza Janaína.
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