O modo como você interage com colegas no universo organizacional é, muitas vezes, decisivo para se obter sucesso. Afinal, promover e manter bons relacionamentos ajuda a desenvolver novas ideias, ampliar oportunidades de carreira e favorecer sua imagem como alguém de respeito.
Eduardo Braun é professional e personal coach, no Rio de Janeiro. Para ele, ter interações amistosas deve ser um hábito em qualquer âmbito da vida. “A forma como nos relacionamos com os outros é, muitas vezes, o reflexo de como tratamos a nós mesmos”, explica.
Portanto, o especialista ressalta a necessidade de perceber se os problemas de convívio em um grupo podem estar ligados à sua personalidade. “Está na hora de parar e olhar para dentro, pois só podemos mudar nosso interior. Se esperamos transformações nos demais, há grandes possibilidades de nos frustrarmos”, defende.
Para Braun, além da vida ficar mais agradável quando nossos vínculos são leves, um bom networking pode abrir muitas portas. O coach continua: “em uma corporação, cada um tem um papel a cumprir e isso é fundamental para o funcionamento da empresa. Assim, um indivíduo com inteligência emocional desenvolvida vai aproveitar o melhor de cada um. Porém, ele só conseguirá isso se cultivar algo positivo com seus colega”.
Jheny Fagundes é estudante de relações internacionais na Escola de Administração, Marketing e Comunicação (ESAMC), em Campinas. Ela também estagia e concorda: “interagir de maneira produtiva com seus companheiros pode trazer melhores resultados. O lugar fica mais leve e, assim, ninguém age como se fosse maçante estar lá”, diz.
Dessa maneira, procurar sempre manter-se respeitoso, empático e, por vezes, simpático, pode garantir mais chances de estabilidade e destaque perante à competitividade. O Nube torce por seu sucesso!