As soft skills, também conhecidas como competências técnicas e comportamentais, têm sido cada vez mais avaliadas pelo mercado de trabalho. Afinal, a junção de conhecimento com as atitudes esperadas pelo mundo dos negócios é o casamento perfeito em um candidato. Saiba mais em nossa matéria!
O diretor de Arquitetura da Aprendizagem da Tamboro, André Couto, entende a importância de se desenvolver por completo. “As habilidades técnicas estão conectadas ao Quociente de inteligência (QI) e as comportamentais ao emocional (Inteligência Emocional). Por isso, para progredir as aptidões humanas, o primeiro passo é a autoanálise”, explica.
Pensando nisso, destacamos a seguir seis soft skills relevantes:
Comunicação: habilidade de dialogar de forma assertiva, levando em consideração o ouvinte e o contexto da fala.
Resolução de problemas: saber analisar um cenário para tomar uma decisão de forma assertiva.
Empatia: perceber o outro, se colocar no lugar dele.
Liderança: muito além de ser chefe, é inspirar e motivar pessoas.
Relacionamento: entender as diferenças.
Talento de desenvolver pessoas: identificar o melhor a ser aplicado em prol de uma atividade em comum.
Para o headhunter Felipe Harmel, cada carreira é única, então, vale pensar sobre as competências mais relevantes para si. “Só fará sentido desenvolver determinadas habilidades de acordo com os resultados, os quais você pretende obter em sua vida profissional”, assegura.
Já sabe quais são seus pontos de melhoria? O Nube acredita em seu potencial. Boa sorte!